E apesar disto tudo, nada diminui a doçura do caráter do Bulldog Inglês, um excelente cão de família, para viver num apartamento ou numa casa. Saiba tudo sobre esta raça.
Origem
No século XIII, popularizava-se na Grã-Bretanha a luta entre touros e cães. Sim, isso mesmo. E é daqui que surge a ideia de desenvolver um cão perfeito para esse combate: o bulldog (Bull em inglês é touro e Dog significa cão).
Esta atividade manteve-se até meados de 1800, altura em que foi amplamente criticada e por isso abandonada. E como todos os cães que são criados para uma atividade específica, quando esta deixa de existir arrisca-se a extinção. Os cães do tipo Bulldog quase tiveram este fim.
Com o tempo, os criadores recuperaram a raça, tornando-a mais meiga e dócil, chegando então ao Bulldog Inglês. Hoje em dia, este é um amigo de quatro patas comum em casas um pouco por todo o mundo.
Tamanho
O Bulldog Inglês é um cão de porte médio. Pode pesar entre 23 a 25 quilos e a sua altura pode variar entre os 30 e os 40 centímetros.
Pelagem
O pelo do Bulldog Inglês é fino, curto, liso e cerrado. Sendo assim, precisa apenas de uma escovagem regular para remover o pelo solto.
Quanto às cores, um Bulldog Inglês pode ser branco e castanho, branco e vermelho, branco e fulvo, tigrado, vermelho, fulvo ou castanho.
Personalidade
A aparência e história do Bulldog Inglês enganam. Este é um cão muito dócil e afetuoso, com um caráter pacífico. É um excelente companheiro, que se adapta facilmente à vida citadina. Precisa, no entanto, de exercício diário, quer viva num apartamento ou numa casa com muito terreno.
Apesar da aparência e história violenta do Bulldog Inglês, este é um cão muito dócil e afetuoso.
O Bulldog Inglês também tende a ser um cão teimoso, o que torna o seu treino difícil. No entanto, é muito sociável, quer com crianças, adultos ou outros cães.
Problemas de saúde
O Bulldog Inglês adora comer e tem um apetite voraz. O dono precisa de estar atento para que ele não tenha excesso de peso, o que pode acontecer facilmente.
Deve ainda prestar atenção às pregas (dobras) que este cão tem na sua pele. Devem ser higienizadas com frequência, de forma a evitar infeções.
Infelizmente, o Bulldog Inglês não pode ser classificado como uma raça de cães muito saudável e é daquelas que pode visitar com mais frequência o veterinário. Tem tendência para desenvolver:
- Assaduras;
- Dermatites;
- Problemas articulares;
- Problemas respiratórios;
- Problemas cardíacos.
O Bulldog Inglês é ainda conhecido por duas características curiosas: o ressonar e a produção excessiva de saliva.
De facto, esta é uma raça com muito caráter e com características que, às vezes, até fazem lembrar um humano desajeitado... mas muito doce.