Origem
Os atuais Basset Hound descendem da raça francesa Basset d’Artois e, em 1863, o nome surgiu, pela primeira vez, numa mostra de cães em Paris. Pouco depois, estes cães difundiram-se em Inglaterra, onde foram cruzados com os Beagles e, mais tarde, com os Bloodhounds.
Na origem do nome encontra-se a palavra francesa “Basset”, que deriva de “bas”, e significa “baixo”. Na época, todos os cães de caça com patas curtas eram apelidados de Basset e este não foi exceção.
Originalmente era utilizado na caça de lebres e coelhos, em zonas de mato de difícil acesso, revelando-se um excelente farejador. O seu olfato era tão bom e apurado que lhe permitia seguir até rastos antigos.
Foi em 1880, que o Kennel Club britânico a reconheceu como raça e, em 1936, foi fundado o Basset Hound Club, nos Estados Unidos. Já na Europa, o número de Bassets reduziu de forma abrupta durante a II Guerra Mundial.
Os Basset Hound não demonstram agressividade, seja para com outros animais ou humanos.
Nos anos 70, as suas orelhas caídas levaram-no ao pico de popularidade, chegando mesmo a atingir o estatuto de cães da moda, em países como a Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.
Aos poucos, o Basset Hound passou de excelente caçador a cão de família. Atualmente, a personalidade dócil e afetuosa faz dele um excelente companheiro.
Tamanho
O Basset Hound é considerado um cão de grande porte, podendo atingir até 60 centímetros de altura e pesar entre 25 e 30 kg. As suas orelhas podem chegar até ao chão e são uma marca desta raça, que se faz acompanhar de um olhar descaído e tristonho. As patas são curtas.
Pelagem
A pelagem do Basset Hound é composta por uma camada de pelo curto e liso, de textura dura. Geralmente surgem em tricolor (preto, fogo e branco) ou bicolor (limão e branco), com algumas dobras na pele. Estas devem ser limpas com frequência, evitando assim a proliferação de fungos ou bactérias que possam causar problemas na pele.
Os pelos devem ser escovados semanalmente. Já os banhos, são recomendados a cada quinze dias. É de salientar que esta raça se baba bastante, pelo que a saliva da boca deve ser limpa com um lenço húmido ou pano seco.
Personalidade
Esta é uma raça que convive muito bem com humanos, devido ao bom relacionamento destes cães com os seus tutores. Têm um bom instinto de matilha, e são ainda caçadores talentosos.
Os Basset Hound também são dotados de uma voz profunda e melodiosa. Para além de muito curiosos, não se intimidam com a presença de estranhos, nem se acanham em pedir-lhes mimos e colo. Jamais demonstram agressividade, seja para com outros animais ou humanos.
Com um porte que não favorece a atividade física, têm predisposição para a obesidade, pelo que não podem ficar parados. O facto de gostarem imenso de brincar e explorar, dando uso ao seu faro apurado, facilita no combate ao sedentarismo.
Como não gostam do calor, o ideal é optar por atividades que ocorram ao amanhecer ou ao final do dia.
Problemas de saúde
A expectativa de vida é de 10 a 14 anos, podendo o Basset Hound ser afetado pelos seguintes problemas de saúde:
- oculares, como glaucoma;
- articulares, como a displasia do cotovelo e da anca;
- dermatológicos, por exemplo, a alopecia congénita;
- tumores;
- obesidade.
O Basset Hound é bastante tranquilo e gosta de fazer parte das atividades da família. Apesar das manifestações de afeto serem raras, é uma raça devota aos seus humanos. Alguns destes cães podem mostrar um instinto de caça mais acentuado, outros assumem totalmente o seu papel de cão de família. Apesar de cultivarem a autonomia, são patudos que gostam de ter o dono por perto e uma presença insubstituível na vida do tutor.