Origem
O nome engana. O Cão da Serra de Aires é oriundo de Portugal, mas a serra que lhe dá o nome não é a Serra de Aires e Candeeiros no distrito de Leiria mas sim a Serra de Aires em Monforte, no distrito de Portalegre. Estima-se que esta raça tenha surgido no século XIX.
O Cão da Serra de Aires era utilizado para conduzir e pastorear ovelhas, cabras, porcos, cavalos e vacas, pelas planícies do Ribatejo e Alentejo.
Nos anos 70, o número de cães desta raça encontrava-se em declínio, ao ponto de a raça ficar quase extinta. Valeram um conjunto de criadores que se dedicaram ao Cão da Serra de Aires e recuperaram o número destes patudos.
Tamanho
O Cão da Serra de Aires tem porte médio. Podem medir entre 42 a 55 centímetros de altura. O seu peso, dependendo se é fêmea ou macho, pode variar entre os 12 e os 27 quilos.
Pelagem
A pelagem do Cão da Serra de Aires é muito comprida, lisa ou ligeiramente ondulada, formando barba e bigodes compridos, mas sem cobrir os olhos. Esta raça, à semelhança do cão-de-água português, também não tem subpelo, o que a torna perfeita para famílias com alergia ao pelo.
Ainda assim, necessita de uma escovagem semanal. Quanto às cores, são permitidas o amarelo, o castanho, o cinzento, o fulvo e o lobeiro.
Personalidade
Protetor, fiel e afetuoso. Assim é o Cão da Serra de Aires. Devido ao seu instinto de pastor, tende a “pastorear” os membros da família. É um cão paciente com crianças, mas é aconselhável que não o deixe sozinho com elas.
A inteligência e lealdade deste cão, fá-lo ser considerado um cão de um dono só, a quem ele quer sempre agradar.
Devido ao seu instinto de pastor, o Cão da Serra de Aires tende a “pastorear” os membros da família.
O Cão da Serra de Aires é também territorial, o que faz dele um bom cão de guarda, uma vez que tende a ser hostil em relação a estranhos.
Tenha em atenção este é um cão de exterior. Lida facilmente com variações de temperatura extremas, estando apto para suportar o frio e o calor. É muito energético e precisa de estímulos, por isso não é aconselhado para apartamentos.
Problemas de saúde
À semelhança de outros cães do mesmo género, o Cão da Serra de Aires é um animal muito saudável. Os seus problemas mais comuns são dermatológicos.
Esta raça portuguesa tem uma esperança média de vida de 12 a 13 anos.
Afetuoso e brincalhão com a sua família, o Cão da Serra de Aires relaciona-se também de forma relativamente fácil com outros animais. Esta é uma raça pertencente ao grupo de Cães Pastores e Boieiros sendo, por isso, naturalmente um bom cão de pastoreio, de guarda e de companhia.
Em qualquer contexto, a sua lealdade e inteligência destacam-no e fazem dele um companheiro inseparável para qualquer família.