cães de caça

Raças de Cão

As 5 raças de cães de caça mais populares em Portugal

Descubra algumas das raças de cães de caça mais cobiçadas e algumas das características que os tornam tão especiais.
Atualizado a 24/05/2023
A combinação da sua energia ilimitada com o seu sentido de faro e obediência, tornam estes animais excelentes cães de caça e os melhores companheiros para as mais variadas aventuras.

Apesar da sua energia, instintos e aptidões que os tornam excelentes caçadores, os cães de caça são muito dóceis e adoram receber atenção do seu dono, seja em longas caminhadas no parque ou simplesmente ficar aninhado no sofá.

Descubra algumas das raças de cães de caça mais conhecidas e as suas qualidades.


Características dos cães de caça

Energia

Os cães de caça eram usados para ajudar caçadores nas épocas de caça a procurarem presas e, por isso, precisavam de reunir algumas características específicas para os tornarem em excelentes predadores.

A energia era um requisito obrigatório, para que pudessem agir rapidamente e, nos dias de hoje, continua a ser uma das principais qualidades destes cães.

Os cães de caça têm níveis de energia elevados e, por isso, necessitam de ser levados a passear diariamente (ideal: 2x por dia) para conseguirem gastar toda a energia acumulada. Além disso, deve colocar ao seu dispor vários brinquedos para que se mantenham ocupados na sua ausência. Caso contrário, poderão desenvolver um comportamento mais destrutivo.

Disciplina e obediência

Um outro requisito dos cães de caça era a sua obediência e facilidade de aprendizagem. Era importante para os caçadores que estes cães aprendessem e agissem aos seus comandos rapidamente.

Logo após alguns treinos, os cães de caça aprendem e executam aquilo que lhes é ensinado muito facilmente. Esta capacidade era muito útil nos locais de caça e nos dias de hoje é fundamental para que consiga estabelecer uma ligação sólida e com respeito entre o cão e o dono.

Instintos e aptidões

Como vimos, os cães de caça têm um instinto de caça e aptidões específicas que os tornam excelentes caçadores, nomeadamente a sua coragem, atenção e olfato altamente apurado.

Pode reparar que os cães de caça conseguem ficar calmos e gostam de observar tudo o que os rodeia. É assim que se preparam para dar resposta a qualquer desafio.

Deve estimular estes sentidos para que o cão se sinta feliz e útil. Pode, por exemplo, esconder biscoitos pela casa ou nas mãos e incentivá-lo a procurá-los. Ofereça-lhe uma recompensa no final para que o cão saiba que fez um bom trabalho.
Raças de cães de caça

1. Podengo Português

O Podengo Português é um cão de caça, cuja origem advém da antiguidade clássica. Caracteriza-se por ser um animal muito agradável, vivaz e fiável, que precisa de espaço e de fazer exercício regular.

Atualmente, o Podengo Português encontra-se muito espalhado pelo norte de Portugal, onde é usado como caçador, cão de guarda e de companhia.

Saiba mais sobre o Podengo Português, uma das raças mais antigas da História.

2. Beagle

Se há cão que sabe muito bem o que quer, é o Beagle. Consegue cativar tudo e todos com seu tamanho reduzido, temperamento e polivalência. Mas também pela sua eficiência e velocidade.

Alegre, enérgico, afetuoso e dócil, é um excelente companheiro e cão de caça. Descubra mais sobre a origem e as características da raça Beagle.

3. Pastor de Beauce

O Pastor de Beauce era utilizado na caça do javali e pastoreio, há mais de 400 anos. Ficou muito famoso pelo seu trabalho no exército e na polícia enquanto cão de guarda, de defesa e socorrista.

É um cão muito atento, inteligente e respeitador, aprendendo e cumprindo eficazmente as tarefas que lhe são propostas.

Descubra todas as qualidades que tornam o Pastor de Beauce tão especial.

4. Perdigueiro Português

O Perdigueiro Português é conhecido pelo seu excelente faro e rapidez. Este companheiro canino de estatura média corresponde a uma raça fortemente portuguesa, que pouco se conhece lá fora.

A sua vivacidade, calma e doçura fazem do Perdigueiro Português um excelente animal de estimação. No entanto, é comummente usado como cão de caça, principalmente, de aves, visto ser muito veloz, ativo e com um faro muito apurado.

Explore estas e outras curiosidades acerca do Perdigueiro Português.

5. Braco Alemão Pelo Curto

Os criadores flamengos que desenvolveram a raça Braco Alemão Pelo Curto procuravam um cão de tiro que apontasse, seguisse os passos e recuperasse as presas abatidas que caiam em terra, nos rios ou nos terrenos pantanosos.

É um cão de grande porte, com uma altura aproximada de 55 a 64 centímetros, podendo atingir os 32 kg. De aparência esbelta, o seu dorso é curto, o peito profundo e tem uma estrutura óssea sólida. É uma raça ativa, com índices de energia surpreendentes e muito amor para dar. Descubra mais sobre o Braco Alemão Pelo Curto.

6. Labrador Retriever

A sua energia, inteligência e uma habilidade para nadar sem igual, fazem do Labrador Retriever uma das melhores e mais cobiçadas raças de cães de caça. A par destas aptidões, esta raça era conhecida pela sua técnica “dentada suave” que permitia transportar as presas sem as destruir. Nos dias de hoje, esta aptidão permanece e com algum treino são capazes de controlar a força do maxilar para não danificarem brinquedos ou outros objetos nas suas brincadeiras.

Em termos de personalidade, o Labrador Retriever é uma excelente aposta como cão de companhia e/ou família, bem como guia de cegos, pois é extremamente meigo e afetuoso, nunca agressivo, e adora crianças.

Saiba mais sobre o Labrador Retriever e deixe-se encantar pelas suas qualidades.