Porque é que o meu cão tem falta de apetite
Comportamento

Porque é que o meu cão tem falta de apetite?

A falta de apetite em cães pode ser um sinal alarmante. Conheça as principais causas que levam a este problema.
A idade e a falta de atividade são dois fatores naturais que podem levar à perda ou falta de apetite em cães. Mas noutras situações, é importante saber de onde vem esta falta de apetite.

Quanto melhor e mais depressa as identificar, mais eficaz será um possível tratamento ao qual o seu cão tenha de ser submetido. Mas, para evitar viagens desnecessárias ao veterinário, existem 7 perguntas que deve colocar.

7 perguntas para despistar causas de falta de apetite

O primeiro passo é despistar possíveis causas de falta de apetite que não tenham origem num problema veterinário sério. Descubra como o fazer com estas 7 questões.

1. O cão tem acesso ao exterior e a outras possíveis fontes de comida?

Se o seu cão tem um quintal onde possa esconder e enterrar comida e se tem acesso a outras fontes de comida nos vizinhos, esta pode ser uma causa da falta de apetite. O olfato apurado pode levar o seu patudo a transpor a área residencial para se alimentar. E, depois, claro parece com falta de apetite quando chega a casa.

2. Está a dar demasiada comida ao cão?

Verifique se está a seguir as instruções da embalagem ou as indicações do seu veterinário quanto à medida certa de comida para o seu cão. Às vezes, os donos tendem a colocar mais comida na taça do cão do que aquilo que ele realmente precisa ou consegue comer.

3. Trocou a ração do cão recentemente?

Esta é apenas uma questão de preferência. A troca recente de ração que fez pode não ter agradado ao cão e, por isso, não lhe desperta o apetite.

4. A ração tem sido sempre a mesma?

O quarto ponto contrasta diretamente com o terceiro. Alguns cães podem-se cansar da mesma ração, dia após dia, ano após ano. Nestes casos, o melhor a fazer é dar trocar à dieta do seu animal e brindá-lo com uma nova ração.

5. Está muito calor?

Em dias de muito calor, os cães, tal como os humanos, também têm menos apetite. E caso o seu cão esteja a fazer alguma medicação, verifique se um dos efeitos secundários dessa medicação é a falta de apetite.

6. O meu cão está a fazer alguma medicação?

Dependendo da medicação que o cão estiver a tomar, esta pode causar alguma falta de apetite como efeito secundário. Verifique na documentação dos medicamenteos se é o caso.

7. Para além da falta de apetite, apresenta outros sintomas?

Por fim, a pergunta mais importante e que o levará a decididir se deve ou não levar o seu cão ao veterinário.
  • Se para além da falta de apetite o seu cão apresenta outros sintomas, como o cansaço, vómitos ou diarreia, deve levá-lo ao veterinário.
  • Se apresenta falta de apetite sem outros sintomas, mas por um período superior a 3 ou 4 dias, deverá também consultar o veterinário.  

Possíveis causas para a falta de apetite em cães

Se até aqui não conseguiu encontrar um motivo para a falta de apetite, a resposta pode ser um pouco mais séria e grave. Estes são as causas mais comuns.

Problemas dentários 

Talvez não seja a primeira razão que lhe surja a cabeça, mas os problemas dentários estão muitas vezes na origem da falta de apetite em cães. A formação da placa bacteriana e do tártaro podem causar inflamações na boca do animal, levando a que perca apetite. O seu cão também poderá ter alguma ferida, dente partido ou em casos mais graves, um tumor oral que lhe esteja a causar essa inapetência.

Intoxicação alimentar

Esta é outra razão comum: o cão pode ter perdido o apetite devido a alguma intoxicação alimentar. Se o seu cão tem acesso ao jardim, deverá salvaguardá-lo de qualquer contacto com venenos e adubos.

Plantas como os lírios, aloé vera e azevinhos também podem ser tóxicas para este patudo. E, mesmo dentro de casa, atenção ao café, ao chocolate e à medicação para humanos. Mantenha o animal longe destas substâncias potencialmente tóxicas para ele.

Stress

Os cães são ótimos a captar as nossas emoções. E são também eles um animal emocionalmente rico. Pode acontecer que ele esteja com stress e seja daí que vem a falta de apetite.

A mudança de casa, a introdução de um novo pet, ou a saída de casa de algum membro da família a que estava “agarrado”, podem ser algumas das causas para este stress. O melhor mesmo é consultar o seu veterinário, para juntos possam descobrir a causa e tratar.

Problemas gastrointestinais

Algum problema gastrointestinal pode estar na origem da perda de apetite em cães. Normalmente, são acompanhados por outros sintomas, como diarreia e vómitos.

Para além destes, existem muitos outros problemas de saúde que podem estar na origem da falta de apetite, como cancros ou problemas cardíacos.
Sem preconceber qualquer ideia ou ansiedade com os nomes apontados acima, leve o seu cão ao veterinário. Só ele poderá diagnosticar corretamente o seu pet.