Como medir a temperatura dos gatos
Saúde e Higiene

O meu gato tem o nariz seco. E agora?

Se o gato tem o nariz seco, pode estar perante uma infeção. Descubra todos os sintomas e possíveis causas aqui.
O focinho de um gato pode ser descrito numa palavra muito comum associado a estes pequenos felinos: fofinho. E para essa adjetivação muito contribui o narizinho pequenino, de tons rosados mais claros ou escuros, dependendo da pelagem e raça do gato.

Quando um gato apresenta o nariz seco, muitas vezes a primeira associação feita é a de que o gato tem febre. E a febre é um sintoma natural de um problema maior, na maior parte das vezes de uma infeção.

Assim, para evitar idas desnecessárias ao veterinário, importa saber que existem outras razões que podem levar ao nariz seco do gato. 

Para além da febre, que outros motivos levam a um nariz seco?

Pode nunca ter reparado, mas na verdade, o narizinho de um gato pode variar entre a humidade e um aspeto mais seco durante o dia e de forma natural e saudável.

Para isso contribuem as seguintes situações:

Exposição solar

Os felinos também gostam de “trabalhar para o bronze” e isso pode levar a que o seu nariz fique seco por algum tempo.

Dormir perto de uma fonte de calor

Lareiras, aquecedores e até computadores ou outros eletrodomésticos que produzem muito calor podem causar o nariz seco num gato.

Má ventilação

Uma circulação de ar pobre leva naturalmente a um nariz mais seco, sem que daí venha qualquer problema grave; basta colocar o gato numa área com melhor ventilação.

Lambidela

Sim, a lambidela de um outro gato pode dar o aspeto de nariz seco ao seu felino, isto porque a saliva seca rapidamente sobre a pele.

Apesar das razões mencionadas acima, o nariz seco num gato deve ser algo temporário. O seu nariz deve recuperar a humidade natural num curto espaço de tempo.

Se para além do nariz seco, o gato apresentar alguma secreção transparente, não se preocupe. Isto também não é sinal de alarme. Mais preocupante será se o gato apresentar uma secreção espessa, espumosa, amarela, verde ou até preta. Nestes casos deverá consultar um veterinário imediatamente.  

Será que o gato tem mesmo febre?

Se já despistou as causas apontadas acima e julga que o seu gato tem o nariz seco devida à febre, há outros sintomas que a acompanham normalmente, como a perda de apetite e o cansaço ou letargia.

Mas o melhor que pode fazer ainda em casa é verificar a temperatura corporal do seu pet. Basta ter consigo um termómetro retal e medir a temperatura corretamente.

Tenha em atenção que a temperatura corporal dos gatos é superior à nossa, e situa-se entre os 38.5º e os 39.5º. No entanto, estes valores podem variar de raça para raça e também devido a situações do quotidiano, como a exposição solar ou a uma fonte de calor como a lareira.

Em caso de dúvida, leve o seu gato ao veterinário.