Fox Terrier
Raças de Cão

Fox Terrier: destemido e aventureiro

Descubra tudo sobre a raça de cão Fox Terrier, qual a sua origem e quais as principais características. Saiba mais aqui!

Se era fã de "As Aventuras de Tintim" já teve oportunidade de conhecer a raça Fox Terrier. Nesta série a Milu, um Fox Terrier de pelo branco, era a cadela que acompanhava Tintim em todas as suas peripécias.

E depois de conhecer melhor esta raça, vai perceber a razão pela qual escolheram este cão para uma das séries de banda desenhada mais icónicas de sempre.

História e Origem

Apesar de ser cada vez mais popular, a origem do Fox Terrier não é muito clara. Conhecida desde o século XVI, em Inglaterra, esta raça apresenta duas variedades: Fox Terrier de pelo liso e Fox Terrier de pelo cerdoso.

Segundo os estudiosos, a primeira a surgir foi a variante de pelo liso, e só passados 20 anos terá surgido a variedade de pelo cerdoso.

O nome Fox Terrier foi selecionado, por volta de 1810, e deve-se à sua principal função enquanto cão de caça, a montaria à raposa ("fox" em inglês). Graças à sua personalidade e traços físicos, este cão ajudava a proteger rebanhos, bem como a caçar javalis e texugos.

Os seus antepassados foram Teckels, Beagles e antigas raças de Terriers.

Tamanho

O Fox Terrier é um cão de porte pequeno, sendo uma raça perfeita para quem vive em apartamentos. Pode ter entre 37 e 39 cm de altura.

O peso ideal de um macho ronda os 8 kg e o de uma fêmea 7 kg.

Pelagem

Esta raça apresenta duas variedades de pelo: liso e cerdoso. Para a variedade de pelo liso é recomendada uma escovagem semanal. Para a variedade de pelo cerdoso é aconselhável 2-3 escovagens por semana.

Em termos de cores, a pelagem é predominantemente branca com manchas negras ou ruivas. São cães que largam pouco pelo, sendo, por isso, muito indicados para pessoas alérgicas.

Personalidade

Amigáveis, sociáveis e altamente animados, os Fox Terrier são ótimos cães de companhia e muito amigos dos seus donos.

São bastante afetuosos com crianças, mas conflituosos com outros cães. Como têm muita energia, necessitam de fazer muito exercício e requerem uma educação firme por parte do dono. Se ficarem sozinhos por muito tempo têm tendência a ficar muito nervosos.

Problemas de saúde mais comuns

O Fox Terrier é um cão resistente por natureza, tendo uma esperança média de vida entre os 12 e os 15 anos. Porém, podem surgir alguns problemas de saúde ao longo da sua vida, nomeadamente:
  • Problemas oculares: cataratas, glaucoma;
  • Problemas neurológicos: ataxia, mielopatias, epilepsia;
  • Problemas cardíacos: estenose pulmonar;
  • Com o avançar da idade, alguns cães desenvolvem displasia coxofemoral, um problema de ossos, e surdez.
O Fox Terrier é um cão bastante energético, sendo incapaz de estar quieto durante muito tempo. Por isso deve ser estimulado pelos donos com treinos e exercícios.

Esta raça caracteriza-se por ser muito inteligente, forte e resistente e, sendo um cão de caça, algumas das brincadeiras que mais gosta prendem-se com corridas e até encontrar objetos escondidos.

Apesar do seu lado mais ousado, este cão é um excelente animal de companhia, perfeito para famílias que vivem em apartamentos e que gostem de se manter ativas.