mamão
Alimentos

Mamão: a "fruta dos anjos”

De sabor intenso e cores vibrantes, o mamão tem vários benefícios para a saúde que vale a pena conhecer. Descubra porque o deve incluir na alimentação.
O mamão é um alimento extremamente saudável e nutricionalmente poderoso. A par das cores atraentes e do sabor refrescante, o mamão é rico em fibras, nutrientes e vitaminas benéficas para a saúde. Torna-se, assim, uma ótima opção para quem procura uma fruta saudável e saborosa, para consumir regularmente ao longo do ano.

Os benefícios do mamão

Conheça o poder desta superfruta tropical.

Propriedades antioxidantes

O mamão apresenta um conteúdo considerável de vitamina C, contribuindo, por isso, para prevenir as oxidações celulares indesejáveis.

Ação cicatrizante

Pelo teor em vitamina C, o mamão pode ajudar na normal formação de colagénio, uma proteína importante para a integridade das células e tecidos e essencial em processos de cicatrização.

Recuperação muscular

Contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário, incluindo durante e após o exercício físico.

Trânsito intestinal

Pela riqueza em fibra, o mamão contribui para o melhor funcionamento dos intestinos. Auxilia no processo de digestão, tem um efeito laxante e combate a prisão de ventre.

Saúde ocular e óssea

A vitamina A tem um importante papel na manutenção de uma visão normal, pelo que o consumo de mamão poderá ser benéfico a este nível. Esta vitamina também atua no desenvolvimento e fortalecimento dos ossos.

Prevenção de doenças

Por ser rico em potássio, o mamão ajuda a manter uma pressão sanguínea estável e a prevenir doenças cardiovasculares. A par disso, é uma fruta rica em vitamina A, que fortalece o sistema imunológico contra agentes invasores e causadores de doenças.

Controlo de peso

O mamão contribui para a gestão do peso uma vez que, para além de ter um baixo valor energético, apresenta um alto teor em fibra que ajuda a prolongar a sensação de saciedade.
Tipos de mamão

O mamão é muitas vezes confundido com a papaia, mas no fundo são dois frutos distintos. A papaia apresenta uma casca fina, um sabor mais suave e um comprimento entre 15-20cm.

Já o mamão tem uma casca mais grossa, um sabor muito mais intenso e pode ter até 30cm de comprimento. Apresenta um formato alongado e periforme, uma coloração esverdeada, amarelada ou alaranjada consoante o estado de amadurecimento.

A polpa é adocicada, macia, carnosa, muito aromática e apresenta cor avermelhada, alaranjada ou amarelada com numerosas sementes de cor preta.
Pode encontrar dois tipos de mamão: o mamão "barco” e o mamão "avião”. O primeiro é colhido antes do tempo. Já o mamão "avião” fica na árvore por mais tempo a colher açúcar, tornando-se assim na opção mais doce.

Origem do mamão

O mamão é um fruto originário de regiões tropicais da América Central e do Sul e a sua distribuição pelo mundo ocorreu pelas mãos de botânicos e viajantes, no século XVIII.

Atualmente, o seu cultivo está difundido por diversas zonas do globo, incluindo em Portugal, onde o mamão se desenvolve com facilidade com as temperaturas mais amenas.

Como consumir mamão

Há muitas maneiras incluir o mamão na sua dieta e de o consumir, nomeadamente ao natural, em sumos, batidos, saladas e em gelados.

Como lanche a meio da manhã, por exemplo, pode cortar o mamão longitudinalmente em duas metades. Depois, retire as sementes e um pouco da polpa, conseguindo assim uma cavidade maior em cada uma das metades. De seguida, recheie as metades do Mamão com iogurte grego natural, frutos vermelhos, mel e canela.

Como escolher e conservar

Ao escolher mamão, opte sempre por aqueles que se apresentam firmes, com uma cor amarela e alguns tons de verde.

Conserve-o numa fruteira à temperatura ambiente. Quando ficar maduro ou depois de aberto, coloque-o no frigorífico, embrulhado em película aderente, por um prazo máximo de 7 dias.
O que é que o mamão tem?

O mamão é muito rico nutricionalmente. Contém micronutrientes (vitaminas e sais minerais) essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo.

O consumo de mamão permite um excelente aporte de vitaminas A e C, potássio, cálcio, ferro e fósforo. Água, fibras, fitonutrientes e alguns açúcares fazem também parte da constituição deste magnífico fruto.

Para além das propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e desintoxicantes, o mamão é ainda reconhecido pelo seu elevado teor em papaína (enzima proteolítica), que possui ação imunoestimulante e melhora a saúde do nosso trato digestivo.

É exótico, saboroso e versátil. Não é por acaso que Cristóvão Colombo se referia a este fruto como “a fruta dos anjos”.