Dia Mundial Do Chocolate

Alimentos

Dia Mundial do Chocolate: 4 tentações para celebrar a data

A 7 de julho celebra-se mais um Dia Mundial do Chocolate. Descubra tudo sobre esta data tão especial – e sobre o seu ingrediente estrela.
Publicado a 07/07/2022
Doce e aveludado, ou negro e intenso, há um tipo de chocolate para cada gosto, personalidade, e estado de espírito. O chocolate é a conclusão perfeita para uma refeição a acompanhar um café cremoso, mas também um snack revigorante para provar ao longo do dia.

Já foi conhecido como a “bebida dos deuses”, melhora o humor e a energia, previne doenças cardiovasculares se for consumido em moderação, devido ao seu teor em compostos antioxidantes, e é um presente que nunca deixa ficar mal.

Com tanta variedade, sabor e propriedades nutritivas, seria de esperar que existisse um dia inteiramente dedicado a celebrar este alimento - e há mesmo.

O Dia Mundial do Chocolate celebra-se anualmente a 7 de julho. Descubra tudo sobre esta data.

O que é o Dia Mundial do Chocolate e porque se celebra nesta data?


O Dia Mundial do Chocolate é uma celebração recente, que começou em 2009. Mas a história por detrás desta data começa muito antes, com raízes que se estendem às florestas tropicais da América Latina.

O povo Maia terá sido o primeiro a cultivar a árvore do cacau, há mais de 2.500 anos. Depois, foi a vez de os Astecas se deliciarem até à chegada dos espanhóis, a quem entregaram o conhecimento de como cultivar e esmagar o cacau - o primeiro europeu a contactar com o chocolate terá sido o próprio Cristóvão Colombo.

Estima-se que o chocolate tenha chegado ao Velho Continente a 7 de julho de 1550. E apesar de não haver consenso, o facto é que foi esta a data escolhida para assinalar o Dia Mundial do Chocolate, precisamente por assinalar o aniversário da introdução do chocolate na Europa.

Mas o chocolate não foi um sucesso imediato. Nesses tempos, misturavam-se os grãos de cacau, a polpa e até pimentos por se acreditar que fortalecia os soldados. Esta é a origem do chocolate "quente", que na verdade era amargo e picante. Só depois de se começar a adicionar açúcar ao chocolate é que a receita se tornou mais apelativa, mas ainda era uma iguaria reservada para as classes altas.

Com o passar do tempo, o chocolate tornou-se mais acessível e generalizado, mas seria necessário esperar até finais do século XIX para que Henri Nestlé criasse o chocolate de leite, que passou então a ser vendido em forma de tablete.

Atualmente, o chocolate faz parte do dia-a-dia, seja de leite, negro ou combinado numa enorme diversidade de receitas. O que torna o Dia Mundial do Chocolate a oportunidade perfeita para dar asas à criatividade na cozinha, surpreender os amigos e experimentar algo novo.

Como celebrar o Dia Mundial do Chocolate?


Neste dia, os amantes de chocolate de todo o mundo têm a desculpa perfeita para se deliciarem com o seu sabor. Estas são algumas das melhores formas de assinalar a data.

1. Experimente uma receita em família


Arregaçar as mangas e experimentar novas receitas tendo o chocolate como ingrediente estrela é uma ótima forma de envolver toda a família no Dia Mundial do Chocolate.

Afinal, o chocolate (em moderação) pode ter muitos benefícios, principalmente o chocolate negro, tão utilizado na culinária. Este contém compostos com propriedades antioxidantes, como os polifenóis e flavonoides, presentes no cacau, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares e ajudam a combater a hipertensão arterial. Quando comparado com o chocolate de leite e branco, o chocolate preto possui maior quantidade de antioxidantes, pois apresenta um maior teor de cacau.

Experimente esta deliciosa receita de cheesecake de chocolate, uma alternativa à versão tradicional de cheesecake, ou um leve e cremoso sorbet de chocolate, ideal para intolerantes à lactose e para quem aprecia a intensidade do chocolate negro. E para uma experiência refrescante nos dias mais quentes, prove este batido de chocolate.

2. Faça escolhas sustentáveis


Se o cultivo e produção de cacau não tiver em conta as melhores práticas ambientais e de sustentabilidade, pode colocar em risco os ecossistemas, acelerar a erosão do solo, levar à desflorestação massiva e até à perda de biodiversidade. Por isso, neste Dia Mundial do Chocolate, a melhor forma de celebrar é fazer boas escolhas.

No Continente, encontra uma enorme gama de chocolate com certificação Fairtrade ou Comércio Justo, que protege os produtores das oscilações de preço, promovendo assim melhores condições de trabalho e uma maior sensibilização às questões do ambiente. Existem ainda outros certificados ambientais a que deve estar atento, como o UTZ.

Além disso, verifique a informação que as próprias marcas introduzem na embalagem dos produtos. Todos os que são produzidos de forma sustentável, têm por norma um certificado de sustentabilidade associado. Em tempos de crise climática esta é uma responsabilidade de todos.

3. Experimente algo novo


Nada melhor do que celebrar o Dia Mundial do Chocolate com novas tentações. Este ano, prove a nossa gama de chocolate negro vegan, uma das nossas propostas sem adição de açúcares ou mesmo os deliciosos chocolates sem glúten.

No Continente, encontra marcas como Lindt, Regina, Canderel e, claro, as nossas marcas próprias: Continente, Continente Bio e Continente Seleção. Com ingredientes selecionados, processos de cultivo e produção rigorosos que preservam as propriedades naturais do chocolate e um sabor incomparável, são excelentes opções para celebrar esta data.

E lembre-se da forma correta de provar chocolate: quanto mais cacau tiver, mais lentamente deve ser degustado. Não deve ser trincado, mas sim deixado a dissolver-se na boca. E deve ser consumido sempre em pequenas quantidades - um a três quadradinhos (cerca de 30gr) será o suficiente.

Se quiser honrar as origens do chocolate, experimente fazer o seu próprio chocolate quente maia. E como o dia 7 calha a um Domingo, prepare um pequeno-almoço reforçado com estas panquecas com chocolate quente e frutos vermelhos. Irresistível.

4. Adoce o dia de alguém


A felicidade é melhor quando partilhada. Uma ótima maneira de celebrar o Dia Mundial do Chocolate é espalhar a doçura desta data com familiares e amigos. Surpreenda com um lote de bolachas de chocolate acabadas de fazer ou envie uma caixa de chocolates a quem mais gosta.

Este é o presente ideal para oferecer e adoçar o dia de alguém. Afinal, quem tem uma alimentação equilibrada, não terá qualquer problema em adicionar um pequeno prazer como dois pedaços de chocolate de leite por dia ou uma fatia do seu bolo de chocolate favorito. Faça da partilha de chocolate no dia 7 de julho uma tradição anual. As pessoas vão adorar celebrar consigo.


O Dia Mundial do Chocolate, celebrado a 7 de julho, é a oportunidade perfeita para reunir família e amigos à volta do prazer de provar este delicioso alimento – e que sabe ainda melhor em boa companhia. Faça-nos uma visita e deixe-se surpreender pela nossa gama de chocolates.