System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
Lista De Material Escolar

Novidades

Lista de material escolar essencial: o que não pode faltar

Conheça a lista de material escolar necessária para o novo ano letivo, para que não falte nada no regresso às aulas!
A compra de material escolar é um momento de grande entusiasmo para os mais pequenos, mas é também uma altura de alguma apreensão para os pais. Confira a lista de material escolar essencial para o 1.º ano e não deixe que nada fique esquecido.

Lista de material escolar para o 1º Ciclo (1º a 4º ano)


Fazer uma lista de material escolar para o 1º Ciclo é importante por várias razões. Em primeiro lugar, assim sabe exatamente o que comprar, evita esquecimentos e compras por impulso. Este planeamento também incute nos mais novos uma responsabilização pelo material, reduzindo assim a probabilidade de o perderem nos primeiros dias de aulas. Tome nota desta lista de material escolar para o 1º Ciclo:
  • Material de escrita. No que toca a material de escrita, vai precisar de, pelo menos, um lápis, afia com reservatório, canetas esferográficas (azul, preta, vermelha e verde), e borracha. Pode ainda acrescentar à lista alguns marcadores e sublinhadores. Todo este material indispensável está disponível na secção de Papelaria do Continente a ótimos preços, para que possa preparar o Regresso às Aulas 2022/2023 com todo o conforto e sem gastar muito.
  • Material de desenho, arte e pintura. Os lápis de cor, de cera e as cartolinas são essenciais para que as crianças possam expressar toda a sua criatividade sem limitações. Para além disso, é importante ter uma régua de 15 a 20 cm, uma embalagem de plasticina, uma tesoura de pontas redondas e cola líquida ou em stick. Todos estes materiais – e muitos outros – estão disponíveis no Continente, de marcas como a Note!
  • Mochilas, estojos e sacos. As mochilas e estojos não são só alguns dos produtos mais desejados pelos mais novos no início de um novo ano escolar. São também essenciais para guardar tudo de forma correta e assegurar que duram e, no caso das mochilas e sacos, contribuem para uma postura e distribuição de peso correta. No Continente encontra ainda lancheiras, porta-moedas e sacos multiusos, para usar tanto nas idas à escola como nas atividades desportivas. Descubra a gama completa, aqui.
  • Cadernos. Os cadernos e blocos são essenciais para o Regresso às Aulas, mas quais deve comprar? Vai precisar de, pelo menos, cadernos pautados e quadriculados, e ainda de desenho e de música, para cobrir todas as necessidades e as diferentes disciplinas.
  • Material de organização e arquivo. Nestas idades, vale a pena guardar as primeiras criações das crianças para mais tarde recordar. No Continente, encontra pastas, capas, organizadores, etiquetas, portefólios e bolsas, para cuidar aqueles primeiros desenhos e mensagens durante muitos anos, e para que nada se estrague nas idas à escola.

Material escolar essencial para o 2º ciclo (5º a 6º ano)


No 2º Ciclo, as crianças precisam igualmente de material escolar especial. Esta é a lista essencial a ter em conta:

Material escolar essencial para o 3º Ciclo (7º ao 9º ano)


E para quem já deu "o salto" para o 3º Ciclo, que material escolar é mais importante? Apesar de haver alguns essenciais em comum com os Ciclos anteriores, é necessário ter em conta as exigências próprias destas idades. Estes são os essenciais:
  • Marroquinaria: vai precisar de um estojo e de uma mochila juvenil, mais adaptada à idade.
  • Material de escrita: neste campo, o material escolar mais importante é essencialmente o mesmo do que no Ciclo anterior, com a adição do corretor, lapiseira e minas e Marcador sublinhador.
  • Cadernos, blocos e papel: nesta idades, pode prescindir do bloco de papel cavalinho e do papel de lustro. De resto, aplica-se o mesmo material escolar do Ciclo anterior.
  • Organização e arquivo: as pastas de arquivo e restante material escolar de organização são importantes para transmitir noções de arrumação nestas idades.
  • Extras: não se esqueça da calculadora científica! Pode encontrar este acessório indispensável no Continente.

Material Escolar para Desenho, Arte e Pintura


Se o seu filho está inscrito nestas cadeiras, some ainda o seguinte material: 
  • Lápis de cor
  • Lápis de cera
  • Marcadores de colorir
  • Cola stick
  • Cola líquida
  • X-Ato
  • Compasso
  • Transferidor
  • Esquadro
  • Tesoura
  • Régua de 20cm
  • Régua de 50cm
  • Pincéis
  • Guaches (caixa grande + cores primárias)
Pode encontrar todo este material na área de Papelaria e Livraria do Continente, aqui.

Material escolar essencial para o Ensino Secundário 


Apesar da maior exigência e responsabilidade associadas ao Ensino Secundário, o tipo de material escolar necessário é essencialmente o mesmo do que no Ciclo anterior. A grande exceção vai para os estudantes de Artes, que irão precisar de acessórios como Lápis Grafite de várias durezas, tinta da china preta ou Lápis de cor.

Para além disso, em alguns casos, serão necessários carvão, guaches, aguarelas, ou spray fixador. Os restantes materiais escolares são semelhantes aos de qualquer estudante de artes até este Ciclo.

Cuidados a ter antes de comprar o material escolar


Antes de comprar o material escolar que o seu filho precisa para o novo ano letivo, é importante ter alguns cuidados para evitar compras desnecessárias e para garantir que todo o processo decorre sem sobressaltos.



1. Confirme se pode reutilizar cadernos de atividades


Os Vouchers MEGA (em que MEGA significa Manuais Escolares GrAtuitos) são vales do estado para acesso a Manuais Escolares que podem ser descontados pelos encarregados de educação em postos autorizados. Cada voucher inclui um código único e tem indicado o manual correspondente. No entanto, esta medida apenas abrange os manuais escolares – não estão incluídos os cadernos de atividades ou fichas de trabalho. Por isso, reaproveite os que estiverem em bom estado. Esta verificação prévia, para além de lhe permitir poupar alguns euros, também vai transmitir aos seus filhos a importância de reutilizar e não apenas usar e deitar fora.

2. Proteja livros e cadernos


Para aumentar a probabilidade de o material transitar em bom estado de um ano para o outro, encape livros e cadernos. Pode parecer trabalhoso, mas é uma forma de evitar que os objetos se danifiquem mais rapidamente, e que não tenha que os comprar novamente. E não se esqueça que o programa MEGA de manuais gratuitos tem por base o princípio da reutilização e, caso não os devolva em bom estado, perde acesso para o ano ou pode mesmo ter de os pagar. Para além disso, se o material se mantiver em bom estado, poderá, inclusivamente, doar a outras crianças.

3. Prefira produtos amigos do ambiente


Ao fazer as compras de material escolar, dê preferência àqueles cuja composição e fabrico respeitam as necessidades do planeta. Privilegie materiais recicláveis e sustentáveis, como blocos e cadernos feitos com papel reciclado ou lápis fabricados com madeira certificada. Desta forma, estará também a trabalhar na educação ambiental nas crianças desde cedo – e não há forma mais eficaz do que o exemplo. Assim, mostre com atitudes e escolhas reais como é importante cuidar do planeta.

4. Não deixe para o último dia


Quando comprar o material escolar, faça-o logo que possível, de forma organizada e pensada. Não deixe para a última hora, pois, para além de entrar numa corrida contra o tempo, poderá já não encontrar alguns objetos essenciais. Além disso, a preparação do regresso às aulas quer-se tranquila, alegre, com entusiasmo e… com tempo para usufruir deste momento de transição!

Com a lista de material escolar essencial para o 1.º ano e estas dicas práticas, estará preparado para acolher o novo ano letivo com todo o otimismo e ajudar o seu filho a integrar-se numa nova, desafiante e bem-sucedida etapa. Boas compras e divirtam-se!