Parentalidade

Ser Pai: amor, compromisso e desafios

Saiba com o que contar na altura de ser pai. A vida a três começa antes de o bebé nascer e o casal desempenhará agora um novo papel.

Ser Pai

Atualizado a 14/09/2021

Nos primeiros tempos, é natural que a mãe esteja muito mais próxima do bebé. É ela que trata dele na grande maioria do tempo, que o amamenta, que passa mais tempo com ele.

É igualmente natural que o pai se sinta "excluído" desta intimidade entre mãe e filho. Porém, é importante encontrar o seu lugar na família e partilharem, da mesma forma, todas as alegrias e responsabilidades de ter um bebé.

Dar espaço para a intimidade entre pai e filho

Uma boa forma de começar a fazer isso, é integrar o pai nas tarefas do dia-a-dia, como por exemplo, mudar a fralda, ajudar a arrotar, dar banho, etc., que também dão espaço a momentos de carinho e diversão.

Os momentos a sós com o bebé ajudam o pai a desenvolver a sua autoconfiança e a tornar-se mais seguro das suas capacidades de cuidador.
Inevitavelmente, pai e filho acabarão por criar um laço tão profundo quanto o que este tem com a mãe, que se vai fortalecendo ao longo do tempo.

Uma nova e desafiante fase para os pais

Tanto a mãe como o pai estão a aprender a cuidar do bebé e essa aprendizagem conjunta pode uni-los mais ainda enquanto casal, para além de trazer vantagens para todos.

Para o bebé, que tem duas pessoas igualmente disponíveis para cuidarem dele e para o amarem. Para a mãe, que consegue ter mais tempo para si. Para o pai, que se sente útil e desejado.

É fundamental não esquecer que a partilha deve ser total, ou seja, não apenas as tarefas mas também os momentos de brincadeira. E é igualmente importante lembrar que continuam a ser um casal e que a vida a dois não deve ser esquecida.