A Páscoa é a altura perfeita para dar asas à criatividade, e fazer atividades em família como decorar ovos. Seja com tintas, papel, fitas ou materiais naturais, há muitas formas simples e originais de transformar ovos comuns em pequenas obras de arte.
Se procura ideias fáceis e acessíveis para colorir e decorar ovos de Páscoa, descubra neste guia diferentes técnicas e materiais para criar decorações únicas e cheias de cor!
Se procura ideias fáceis e acessíveis para colorir e decorar ovos de Páscoa, descubra neste guia diferentes técnicas e materiais para criar decorações únicas e cheias de cor!
Ovos da Páscoa para colorir
A primeira coisa que deve fazer é preparar os ovos da Páscoa para colorir:
- Se optar por utilizar ovos de galinha, pode cozê-los antes de os decorar ou, então, fazer um pequeno furo numa das extremidades com uma agulha ou com um palito para drenar a clara e a gema e ficar apenas com a casca do ovo. Tenha cuidado para evitar que o ovo se parta;
- Pode fazê-los com material reciclado, como o cartão, e assim fica com uns ovos da Páscoa para pintar e decorar ao gosto de cada um. Depois, basta pendurar em casa ou no jardim;
- Pode, ainda, imprimir diferentes desenhos de ovos da Páscoa em papel para os mais pequenos pintarem à vontade. Basta pesquisar online que encontrará uma série de padrões para imprimir e entreter as crianças. Em alternativa, desenhe os ovos para depois serem pintados.
Por fim, pode sempre preparar ovos da Páscoa comestíveis. Peça ajuda aos miúdos para as decorações finais destes ovos da Páscoa recheados de comer à colher. Vão adorar!
Decorar Ovos da Páscoa: como fazer
Agora que já tem os ovos preparados, chegou a altura de dar largas à imaginação. Aqui ficam algumas ideias para que possa decorar ovos da Páscoa em grande estilo.
Decorar com outros ingredientes
Sabia que não precisa de tintas para dar cor aos ovos? Existem alguns alimentos que podem fazer essa função. Basta colocar um tacho ao lume com água, uma colher de sopa de sal e outra de vinagre para ajudar a fixar, com o ingrediente que dará a cor. Experimente adicionar espinafres para colorir de verde, beterraba para roxo, e cenoura para um tom amarelo alaranjado. Adicione casca de cebola para castanho-dourado, framboesa para vermelho e caril para um laranja-claro.
Deixe arrefecer a água e coloque em recipientes de vidro, mergulhando os ovos o tempo que for necessário para ganharem a cor pretendida. E assim conseguirá ovos pintados de forma natural.
Para dar um brilho extra pincele com óleo ou manteiga quando estiverem secos.

Tingir os ovos
Outra técnica muito utilizada é o chamado tie dye, uma técnica de tingimento com milhares de anos e que pode também aplicar aos ovos da Páscoa. Basta ter um recipiente com água e juntar diferentes cores de verniz, por exemplo. Mergulhe o ovo e já está! O resultado é uma explosão de cores de primavera que pintam esta época do ano.

Giz, canetas ou spray
Outra forma divertida de pintar os ovos é utilizar giz. Em alternativa, pode pintá-los com marcadores de colorir, aguarelas ou com tinta acrílica ou em spray. Basta colar fita cola de papel nas áreas que deseja manter sem cor, pintar o ovo inteiro e, depois, retirar a fita-cola. Assim, fica com contrastes interessantes e formas divertidas.
Tecido, missangas e brilhos
Se tem roupas velhas que já não vai utilizar, pode sempre reciclar esse tecido e utilizá-lo para a enfeitar os ovos de Páscoa. Pode, ainda, colar missangas de diferentes cores ou utilizar purpurinas para dar mais brilho aos ovos.

Autocolantes ou lã
Colar autocolantes vai tornar os ovos da Páscoa ainda mais divertidos. Os mais habilidosos podem ainda preparar uma “roupa” de lã para vestir os ovos.
O que fazer aos ovinhos de colorir?
Agora que já decorou os ovos, que tal usá-los para tornar a casa ainda mais bonita e festiva? Ou inventar brincadeiras em família? Aqui ficam algumas ideias.
Criar um centro de mesa especial
Os ovos coloridos podem ser usados para compor um centro de mesa para o almoço de Páscoa. Coloque-os dentro de um cesto de vime, numa taça de vidro ou até mesmo sobre um prato raso bonito. Complete a decoração com outros elementos como musgo, palha, flores ou pequenas figuras de coelhinhos.
Pendurar na árvore de Páscoa
A tradição é alemã, mas porque não a adotar? Uma árvore de Páscoa é nada mais do que uma árvore pequena decorativa, feita com ramos secos, onde se penduram ovinhos da Páscoa. Basta passar um fio ou uma fita por cada ovo e pendurá-los com delicadeza.
Organizar uma caça aos ovos
Os ovos pintados também podem ser usados para a famosa caça aos ovos. Espalhe vários ovinhos pelo jardim ou dentro de casa e desafie a pequenada a encontrá-los. Se quiser tornar a brincadeira ainda mais divertida (e deliciosa), pode usar ovos de chocolate.
Fazer marcadores de lugar para a mesa
Se vai receber a família para o almoço de Páscoa, decore a mesa a rigor e use os ovos pintados como marcadores de lugar. Escreva o nome de cada convidado num ovo e coloque-o sobre o prato ou dentro de um suporte de ovo. Fica um detalhe personalizado.
Oferecer ou guardar como recordação
Guardar os ovos decorados pode ser uma forma especial de preservar estas memórias de atividades feitas em família. Para garantir que duram muitos anos e que são reutilizados na decoração da Páscoa dos próximos anos, passe uma camada de verniz transparente.
Outra ideia é oferecer os ovos decorados aos padrinhos, avós ou a outros familiares. Vão adorar receber uma recordação feita com tanto amor.
Decore ovinhos em família para esta Páscoa
Com as férias escolares a chegar, nada como começar já a preparar algumas atividades para fazer em família. Aposte em ovinhos da Páscoa de colorir, uma atividade para toda a família e que vai deixar a sua casa ainda mais alegre. Encontre tudo o que precisa no Continente.