Como Vestir o Bebé para Dormir

Etapas da Gravidez

Como vestir o bebé para dormir?

A forma como deve vestir o bebé para dormir depende da temperatura do ambiente. Saiba como manter o bebé confortável à noite!
Além da hora de deitar, do tempo de sono a respeitar, da forma e da posição em que adormece, é importante entender como deve vestir o seu bebé para dormir. O sono tem influência na saúde física e mental tanto das crianças como dos pais e, portanto, todas as dicas são bem-vindas quando se trata de garantir que o bebé dorme bem. Descubra como vestir os bebés para dormir de forma prática.

Roupa para o bebé dormir de acordo com a temperatura


Nos primeiros meses de vida, os bebés ainda não são capazes de autorregular eficazmente a sua temperatura corporal. Se o ambiente estiver demasiado quente têm dificuldade em arrefecer e estando muito frio não conseguem aquecer. Assim, cabe aos pais fazer esta gestão, regulando a temperatura ambiente e a quantidade de roupa ao dormir.

Vestir os bebés de acordo com a temperatura pode ser a chave para noites mais tranquilas e evitar até problemas de saúde causados pela oscilação da temperatura. Mais: sabia que a roupa com que o bebé dorme influencia diretamente a qualidade do sono? Então, como vestir o bebé para dormir de acordo com a temperatura?

O ideal é utilizar camadas, sobrepondo peças leves. Desta forma, pode acrescentar ou retirar camadas de roupa conforme necessidade. Assim, os pijamas e babygrows são a melhor opção para vestir os bebés para dormir. Escolha modelos ligeiramente largos pois não apertam o bebé, evitam que se destape e até facilitam as mudas noturnas. Antes dos 18 meses opte por peças inteiras e a partir desta idade, já é aconselhável utilizar pijamas de duas peças. O material da roupa é tão importante como o tipo de peça. Dê preferência a materiais naturais e orgânicos que previnem as irritações e alergias. Um bom exemplo é a roupa de dormir em algodão que deixa a pele respirar melhor.

Como vestir o bebé para dormir no calor


Nas estações mais quentes, escolha roupas leves, de manga curta, e evite os materiais sintéticos que retêm o calor. Se notar o bebé mais irritado, vermelho, ou identificar que está a mamar mais do que o normal, é possível que esteja com calor. Neste caso, vá retirando algumas peças de roupa, ou, se estiver muito quente, deixe-o só com a fralda. A pele respira e o bebé agradece!

Como vestir o bebé para dormir no frio


Já as estações mais frias exigem mais camadas e também mais atenção à temperatura dos ambientes em que o bebé circula. Os bebés são mais sensíveis ao frio que os adultos e por isso é necessária atenção redobrada.

Um body de algodão interior e um pijama quente, de manga comprida, é uma boa escolha para um sono confortável. Dependendo do frio e especialmente quando os bebés são recém-nascidos, pode ser preciso acrescentar meias, luvas e gorro ou touca.

Qual a temperatura ideal do quarto do bebé?


Além da roupa, também a temperatura ambiente deve ser controlada. Idealmente, no quarto, o termómetro deve marcar entre os 18 e os 21 graus. No inverno, os aquecedores secam o ambiente, o que pode ser controlado colocando uma fonte de água para humedecer o espaço. O inverso também se aplica. A humidade em excesso também é prejudicial pelo que se tem problemas deste tipo em casa deve investir num desumidificador. O espaço deve estar limpo e ventilado e ser frequentemente arejado.

É importante garantir que a temperatura corporal se mantém entre os 36,5 e os 37,2 graus. Para sentir de forma simples se o bebé está quentinho, deve tocar-lhe no pescoço ou na barriga, e não nas mãos ou extremidades que por norma estão sempre mais frias.

Siga as nossas dicas para garantir que o seu bebé tem um sono saudável e que as suas noites são também mais tranquilas!