Alimentação do Bebé

Como colocar o seu bebé a arrotar?

O arroto do bebé é o arroto mais doce do mundo. E é também com ele que todos os pais se preocupam. Questões como “o bebé não arrotou e dormiu, estará tudo bem?” ou “quanto tempo deve esperar pelo arroto do bebé” são naturais na vida dos pais.

Mas porque é que um bebé tem de arrotar?
Durante a refeição do seu bebé, ele engole ar. É por isso que após as refeições a maioria dos bebés arrota. Mesmo durante as refeições, poderá notar sinais de que o bebé precisa de arrotar. Se, por exemplo, durante a amamentação, o bebé para e começa a fazer caretinhas ou até mesmo a chorar, é sinal de que poderá precisar de arrotar.
Quando um bebé arrota evita problemas com o refluxo e o engasgamento e é daí que vem a importância deste ato. Repare que à medida que o bebé cresce, ele arrotará cada vez menos.

Como posso ajudar o bebé a arrotar?
Nem sempre os bebés arrotam naturalmente após uma refeição. É aqui que os pais entram em ação e estimulam o arroto do bebé.
Quais as melhores posições para o bebé arrotar? Basta-lhe colocá-lo numa posição vertical (de pé). Depois, bata-lhe levemente nas costas. Por precaução, tenha consigo uma fralda de pano no ombro. Caso o bebé comece a bolsar, isto ser-lhe-á útil.
Assim que o bebé arrote, pode coloca-lo no berço. Ele está pronto para voltar a dormir.

Quanto tempo se deve esperar pelo arroto?
Quando está a ajudar o seu bebé a arrotar, deve fazê-lo num período de 3 a 5 minutos. Se ele não arrotou nesse período, não insista. Simplesmente, o bebé não precisa de arrotar. Por isso, não se preocupe. Pode colocar o seu rebento no berço que ele voltará a dormir com todo o conforto.