System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
plantas de interior

Decoração e Jardim

As melhores plantas de interior para ter em casa

Descubra quais as plantas mais indicadas para ter no interior de sua casa e como cuidar delas. Saiba mais aqui!
Ter plantas em casa é essencial para melhorar a qualidade do ar, acalmar e deixar os ambientes mais frescos. Além disso, ajudam a decorar as divisões e a trazer a natureza para dentro de casa.

Ter uma casa cheia de plantas é o que muitas pessoas desejam ter. Mas cuidar de plantas é como jogar um jogo em que, à medida que se passa de nível e se ganha experiência, vai-se aumentando a dificuldade do desafio. Por isso, é fundamental começar aos poucos a explorar o universo das plantas até estar 100% confortável para arriscar cuidar de qualquer espécie. Até lá, comece pelas plantas fáceis de cuidar.

Para o ajudar, damos-lhe a conhecer as melhores plantas de interior e como cuidar delas.
Cuidar de plantas de interior

As plantas de interior mais fáceis de cuidar e, por isso, as melhores para começar a explorar aos poucos esta área, são aquelas que não necessitam de grandes cuidados e que vivem bem em apartamentos ou espaços mais reduzidos. No geral, são as plantas mais resistentes e à prova de quase tudo, incluindo pessoas menos experientes.

Por mais fáceis que sejam de cuidar, todas as plantas necessitam de cuidados básicos, nomeadamente no que diz respeito à exposição solar e rega.

Exposição solar

Cada espécie de plantas de interior apresenta necessidades de exposição solar distintas. Deve informar-se junto de profissionais sobre os cuidados a ter com as plantas escolhidas para casa.

Algumas espécies necessitam de exposição solar direta e, por isso, deve mantê-las junto a uma janela com boa iluminação natural. Outras plantas são mais sensíveis à luz solar e preferem ficar mais resguardadas, à sombra, afastadas das janelas.

Rega

A grande maioria das plantas de interior morre por falta de atenção dos seus cuidadores no que diz respeito à rega. Alguns esquecem-se por completo de regar as plantas e outros “afogam” as plantas com regas excessivas.

Deve sempre tentar encontrar o equilíbrio e regar as plantas consoante as suas necessidades específicas.


A pensar nestes fatores, que reunimos uma lista com as melhores espécies de plantas de interior para ter em casa e cuidar. Confira.
Plantas de Interior: 5 espécies a ter em conta

1. Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge (Sansevieria Trifasciata) é uma ótima planta para ter em casa, pois exige muito poucos cuidados para se desenvolver. Precisa de pouca luz e de pouca água para ser feliz. E uma vez que é uma planta tropical, não gosta de climas frios.

Esta planta é conhecida não só pela sua beleza, mas também por ser, alegadamente, resistente às energias negativas.

2. Suculentas

As suculentas são excelentes plantas de interior especialmente para quem vive em apartamentos ou casas mais pequenas e para quem não tem grande experiência com plantas.

São pequeninas, mas os seus benefícios são significativos: ajudam a purificar o ar, contribuem para a redução de doenças respiratório e são uma ajuda para a concentração.

Além disso, exigem poucos cuidados para sobreviverem. Só precisa de as colocar num local arejado e com exposição solar direta e regar 1x por semana no Verão ou 3x por mês no Inverno.

3. Costela de Adão

A Costela de Adão (Monstera Deliciosa) é uma das plantas de interior mais conhecidas e mais usadas para decorar a casa com plantas. É originária do Sul do México, mas não necessita de luz solar direta. Na verdade, esta planta prefere preencher os cantos mais escuros da casa.

Por ser uma trepadeira e ter grandes folhas imponentes, necessita de espaço para crescer e dar vida à divisão onde for colocada. Garanta apenas que o vaso onde a colocar lhe garante o espaço suficiente para que as raízes tenham espaço e não acabem por rebentar o vaso.

Se tem animais de estimação em casa, esta planta pode não ser a mais indicada. Conheça outras plantas tóxicas para cães e gatos e evite levá-las para casa.

4. Jiboia

A jiboia (Epipremnum Aureum) é uma planta de interior trepadeira, com origem na Polinésia Francesa, e que se adapta perfeitamente a diferentes ambientes e climas.

É bastante resistente e fácil de cuidar, sendo capaz de crescer até mesmo ao cuidado dos donos menos atenciosos e experientes. Apenas necessita de água duas vezes por semana e de pouca luz solar.

5. Bambu da Sorte

O famoso Bambu da Sorte (Dracaena Sanderian) simboliza a positividade e as boas energias, por isso, é sempre uma ótima adição para qualquer casa. Esta planta de interior é fácil de cuidar: pouca luz solar e pouca água é tudo o que o Bambu da Sorte precisa para se desenvolver.

Além do mais, esta planta é kid e pet friendly, o que significa que pode conviver com animais de estimação e crianças sem lhes causar qualquer tipo de problema de saúde.
 

O primeiro passo está dado. Aventure-se e saiba ainda como criar uma horta em casa.