Exterior e Jardim

Plantas para varanda: estas são as espécies que vai querer na sua varanda

Descubra quais as melhores espécies de plantas de exterior para varandas e ainda quais os vasos que deve escolher para pendurar na varanda.

Uma planta faz toda a diferença na decoração de uma casa, mas nem todas são as mais adequadas para espaços mais pequenos como uma varanda. Descubra as melhores plantas para varandas e faça deste espaço um autêntico oásis florido e perfumado.
 

O que ter em conta ao escolher plantas para varandas

Antes de avançar para a nossa seleção de plantas que acreditamos serem as melhores para varandas, é necessário tem em conta alguns fatores preponderantes na escolha das plantas, nomeadamente:

Condições do espaço

Para que as plantas se desenvolvam bem, é necessário avaliar as condições do espaço disponível. Isso não só vai ditar as espécies a escolher, como os vasos, o sistema de rega, disposição das mesmas e muito mais.

Se for um espaço relativamente pequeno, plantas de grande porte não serão as mais indicadas e talvez criar um jardim vertical seja a melhor opção para não ocupar muito espaço. Além disso, algumas espécies necessitam de exposição solar direta e por isso são as melhores plantas para varandas com sol. Outras plantas não conseguem sobreviver ao vento, por isso, não devem ser as escolhidas para varandas mais ventosas.

Manutenção das plantas

Algumas flores necessitam de mais proteção, cuidados de manutenção, vitaminas, regas, etc. Todos esses elementos devem ser analisados antes de escolher as flores pois poderão condicionar o seu tempo diário nessa manutenção. Se tem uma rotina diária em que sobra pouco tempo para cuidar de plantas, o melhor é optar por espécies mais independentes, como as suculentas.


Melhores plantas para varandas

As plantas podem transformar por completo um espaço exterior, seja este uma varanda, um jardim ou um pátio. Além de tornarem os espaços mais convidativos e decorados, permitem-na estar em contacto com a Natureza mesmo sem sair de casa.

No entanto, como vimos, diferentes plantas exigem diferentes cuidados e, por isso, deve dar preferência por aquelas que se adequam melhor ao espaço, às condições climatéricas, à sua rotina e gosto pessoal.

Aqui ficam algumas sugestões de espécies plantas para adicionar à sua varanda.

Plantas para varandas com sol

Se tem uma varanda solarenga, estas plantas vão adorar viver aí:

 

  • Suculentas: as suculentas são originárias de zonas desertas pelo que adoram a exposição prolongada e direta ao sol.  Os catos são uma das espécies mais utilizadas.

  • Rosas: as rosas são plantas perfeitas para varandas com muito sol e arejados. Além de darem cor e vida à sua varanda, vão enchê-la com um perfume único e delicado.

  • Lavanda: a lavanda é outra planta que adora estar ao sol. Tal como as rosas, estas plantas enchem as varandas de cor e de um aroma delicioso e delicado.

  • Trepadeiras: as trepadeiras são perfeitas para varandas pequenas e ensolaradas. A Suzana-dos-olhos negros, as ervilhas-de-cheiro ou a Ipomée são ótimas opções.

  • Tulipas: as tulipas são as flores ideais para quem procura uma varanda colorida e vistosa. São originárias da Ásia e se há coisa de que gostam é de sol.

  • Narcisos: os narcisos podem variar entre a cor amarela e branca. São um dos bolbos mais cultivados para floração na primavera e, além de serem lindos, são muito fáceis de cuidar.

Plantas para varandas com pouco sol

Se aí por casa a varanda está virada a norte e recebe pouco sol, existem algumas plantas para iluminá-la. Confira alguns exemplos:

 

  • Bambu: a grande maioria dos bambus cresce à sombra e, além de ajudarem a decorar a varanda, protege-a dos ventos mais frios e fortes.

  • Flores Impatiens: estas flores fazem da sombra e do escuro o seu habitat natural, mas conseguem iluminar qualquer espaço com as suas cores.

  • Buxos: os buxos podem ser considerados arbustos ou pequenas árvores. São ideiais para varandas à sombra e para cuidadores que apreciam a arte da poda.

  • Begónias: as begónias são plantas de sombra por excelência, sendo originárias das florestas e savanas da América tropical.

  • Samambaias: possuem folhas majestosas que enchem qualquer espaço de um verde intenso. Adoram estar à sombra e criam uma atmosfera mais selvagem à sua varanda.

Depois de escolher as plantas de exterior que melhor se adequam à sua varanda, não se esqueça de as “vestir” com os vasos mais indicados para varandas e para a espécie em questão e de as manter hidratadas de acordo com as suas necessidades.

Veja também como criar um jardim vertical e uma horta em casa.