Raças de Cão

São Bernardo: o amigável e encantador cão dos monges

A partir de 1660, o São Bernardo começou a ser apurado pelos monges do mosteiro Grande São Bernardo, nos Alpes valaisanos em Bourg-Saint-Pierre, na Suíça. Este cão da montanha passou a desempenhar funções de resgate. Saiba mais sobre esta amável e dedicada raça.
Apesar do tamanho, o São Bernardo é um cão bondoso e paciente. A sua prontidão inata para ajudar é uma das características que esta raça preservou em si, até aos dias de hoje. Saiba tudo sobre esta raça:

História e Origem

O São Bernardo é originário da Suíça, no século XVII ficou famoso pelo seu importante papel como cão de resgate de vítimas na neve dos Alpes suíços. A sua perseverança e resistência ao frio mostraram ser mais relevantes do que a sua falta de agilidade, por ser um cão de grande porte.

O cão mais célebre da raça São Bernardo foi Barry, nascido em 1800, tendo salvo 40 pessoas em 10 anos. Quem iniciou o apuramento desta raça foram monges do mosteiro Grande São Bernardo, nos Alpes valaisanos em Bourg-Saint-Pierre, na Suíça. Estes usavam o animal para missões de salvamento, sendo a especialidade desta raça o auxílio de pessoas soterradas. Por isto, o São Bernardo é agora comumente reconhecido como o “Anjo dos Alpes”.

Tamanho

O São Bernardo é um cão de porte grande a gigante, não deixando ninguém indiferente quando está por perto.

O porte desta raça varia entre os 65 aos 80 cm, no caso das fêmeas; os machos podem ir desde os 70 aos 90 cm. O seu peso varia entre os 55 e os 100 kg.

Pelagem

A pelagem do São Bernardo deve ser escovada diariamente, sendo caracterizada por duas variedades: curta ou comprida.

Até 1830, o pelo do São Bernardo era apenas curto. Posteriormente, a raça São Bernardo foi cruzada com o Terra Nova, dando origem à variedade de pelo comprido, sendo atualmente a mais difundida.

Em termos de tonalidade, este cão ora exibe uma pelagem branca com manchas, de maior ou menor dimensão, de cor vermelha-acastanhada; marcas brancas no peito, nuca, patas, extremidades da cauda, lista e banda no focinho.

Personalidade

A raça São Bernardo é conhecida por ter um temperamento calmo, manso, amável, dedicado e sociável. É um cão extremamente paciente com as crianças, sendo seu nível de adaptação a companhia bom.

Em termos de cuidados a ter, deve-se ter em conta que necessita de muito espaço e exercício. É um cão que não possui grande tolerância ao calor.

Problemas de saúde mais comuns

Os problemas mais comuns que surgem na saúde do São Bernardo é:
  • Problemas articulares (displasia da anca e cotovelos);
  • Problemas cardíacos (cardiomiopatia dilatada);
  • Problemas gastrointestinais (torção de estômago);
  • Tumores.
A esperança média de vida do cão São Bernardo é de 10 anos.

Um gigante com um grande coração, é assim que se define este companheiro para a vida: o São Bernardo. Uma raça que se dedica, mas que necessita também de igual dedicação.