gato tem 7 vidas
Curiosidades sobre o seu animal

Porque é que se diz que um gato tem 7 vidas?

Descubra o significado místico das "7 vidas" dos gatos e as lendas que estão na origem desta expressão.
Existem três razões que levaram à expressão "gato com 7 vidas". Duas têm uma base factual e prendem-se com a saúde e habilidade deste felino doméstico. A outra, nem por isso, e tem raízes na inquisição da época medieval.

Descubra porque é que se diz que um gato tem 7 vidas.

A saúde de ferro e a habilidade dos gatos

Ninjas por natureza, de certeza que já viu aí em casa ou na internet, gatos a protagonizar acrobacias e saltos que deixam qualquer atleta de parkour, ginástica ou escalada envergonhados.

A habilidade dos gatos é algo que ainda hoje nos continua a surpreender. O facto de conseguirem protagonizar esses grandes saltos ou escaladas sem se magoarem, é parte da origem da expressão gato 7 vidas. Isso e os seus reflexos extremamente rápidos que os salvam muitas vezes de situações perigosas.

Historicamente, os gatos eram associados às bruxas e aos magos.

Já em termos de saúde, os gatos são reconhecidos por terem um sistema imunitário forte e uma esperança média de vida longa. Raramente têm doenças e são resistentes e adaptáveis a qualquer tipo de ambiente. Daí que pareça que um gato tenha 7 vidas, capaz de lidar e resistir a qualquer desafio.

Gatos, bruxas e a inquisição

A origem do termo “gato com 7 vidas” vem da Inquisição na época medieval. Pelo menos assim reza a lenda.

Nesse tempo, os gatos eram associados às bruxas e aos magos. Assim, eram também eles vitimas da inquisição, que os perseguia e caçava.

Apesar desta perseguição, os gatos não foram totalmente extintos e continuaram, dando a sensação que cada gato tinha mais do que uma vida.  

Porquê 7?

Porquê 7 vidas e não 3 ou até 500? Pelo misticismo associado a este número, muitas vezes visto como o algarismo da sorte e da magia. Razão pelo qual, por exemplo, grandes craques do futebol também preferem este número na sua camisola.

Mas e se o gato tiver afinal 9 vidas?

Em Portugal dizemos que os gatos têm 7 vidas. Mas noutros países como em Inglaterra, nos Estados Unidos e no Egito dizem que têm 9. Porquê?

Se o número sete é um número místico, aliado a magia, ao ouro e à sorte, o número 9 representa a vida eabundância. Daí que por terras de Sua Majestade um gato seja “mais afortunado” e tenha direito a nove vidas. Nos Estados Unidos é até familiar a expressão "9 lives" que dá inclusive nome a uma marca de comida para gatos do outro lado do Atlântico.

Já no Egito, a associação destes felinos aos deuses eleva-os a um patamar superior, daí que tenham mais 2 vidas na terra dos Faraós.

Para dar o maior número de vidas possível ao seu gato, cuide da sua saúde, alimentação e pelo.