Descubra porque é que se diz que um gato tem 7 vidas.
A saúde de ferro e a habilidade dos gatos
Ninjas por natureza, de certeza que já viu aí em casa ou na internet, gatos a protagonizar acrobacias e saltos que deixam qualquer atleta de parkour, ginástica ou escalada envergonhados.
A habilidade dos gatos é algo que ainda hoje nos continua a surpreender. O facto de conseguirem protagonizar esses grandes saltos ou escaladas sem se magoarem, é parte da origem da expressão gato 7 vidas. Isso e os seus reflexos extremamente rápidos que os salvam muitas vezes de situações perigosas.
Historicamente, os gatos eram associados às bruxas e aos magos.
Gatos, bruxas e a inquisição
A origem do termo “gato com 7 vidas” vem da Inquisição na época medieval. Pelo menos assim reza a lenda.
Nesse tempo, os gatos eram associados às bruxas e aos magos. Assim, eram também eles vitimas da inquisição, que os perseguia e caçava.
Apesar desta perseguição, os gatos não foram totalmente extintos e continuaram, dando a sensação que cada gato tinha mais do que uma vida.
Porquê 7?
Porquê 7 vidas e não 3 ou até 500? Pelo misticismo associado a este número, muitas vezes visto como o algarismo da sorte e da magia. Razão pelo qual, por exemplo, grandes craques do futebol também preferem este número na sua camisola.
Mas e se o gato tiver afinal 9 vidas?
Em Portugal dizemos que os gatos têm 7 vidas. Mas noutros países como em Inglaterra, nos Estados Unidos e no Egito dizem que têm 9. Porquê?
Se o número sete é um número místico, aliado a magia, ao ouro e à sorte, o número 9 representa a vida eabundância. Daí que por terras de Sua Majestade um gato seja “mais afortunado” e tenha direito a nove vidas. Nos Estados Unidos é até familiar a expressão "9 lives" que dá inclusive nome a uma marca de comida para gatos do outro lado do Atlântico.
Já no Egito, a associação destes felinos aos deuses eleva-os a um patamar superior, daí que tenham mais 2 vidas na terra dos Faraós.
Para dar o maior número de vidas possível ao seu gato, cuide da sua saúde, alimentação e pelo.