Curiosidades sobre o seu animal

Comunicação animal: sabia que os animais falam?

Saiba como os animais falam connosco e descubra as diferenças entre comunicação animal e humana.
“Só falta falar”, dizem muitos donos sobre os seus cães ou gatos. Esta expressão demonstra o sentimento que donos próximos dos seus animais têm de comunicar, de forma extraordinariamente inteligente. Descubra como funciona  a comunicação animal.

Que informação conseguem transmitir?

No sentido lato, falar significa a capacidade de se fazer entender por outros. Ora, ninguém tem dúvidas de que o cão e mesmo o gato, conseguem transmitir ao seu dono uma série de factos ou pretensões que significam algo e são bem entendidos.

Por exemplo:
  • O caso do cão que a determinada hora pega na trela e corre para a porta;
  • Quando ladra em frente à porta do armário onde está a comida, à hora de jantar;
  • Quando rosna na porta de entrada, se um estranho se aproxima.
Estes são alguns exemplos, entre centenas, de formas como os animais conseguem falar connosco. Esta capacidade de emitir sons ou comportamentos específicos com a intenção de informar ou obter algo é espantosa e demonstra a sua inteligência elaborada.

Os animais comunicam como os humanos?

Apesar dos animais comunicarem entre si, não é algo equiparável a uma linguagem humana. Enquanto o ser humano consegue criar expressões novas ao combinar palavras diferentes e expressar ideias complexas ou abstratas, os animais apenas conseguem fazer sons correspondentes a significados fixos e simples, como comida, acasalamento ou sinais de alerta contra predadores.

Contudo, para transmitir uma mensagem, não é necessário usar palavras. Apesar dos animais não usarem palavras como nós, isto não significa que não saibam comunicar. A maioria da comunicação é, na realidade, não-verbal, através de gestos, movimentos ou cheiros.