Curiosidades sobre o seu animal

Olfato dos cães: o sentido mais apurado

Sabia que o olfato dos cães é o seu sentido mais apurado? Descubra porquê.
Todos os donos de cães estão familiarizados com as paragens constantes dos animais para cheiraram tudo à sua volta. O olfato dos cães funciona quase como um superpoder e ajuda-os a identificar o que está a acontecer no meio circundante e a diminuir os níveis de ansiedade.

O poder do olfato dos cães

No que toca ao olfato, o ser humano está longe da capacidade dos cães. Dependendo da raça canina, um cão apresenta uma capacidade 10 mil a 100 mil vezes superior à nossa.

No nariz, têm cerca de 300 milhões de recetores olfativos, responsáveis por captarem os cheiros, em comparação com os nossos 6 milhões de recetores.

Além disso, os cães têm a porção do cérebro responsável pela análise e processamento de cheiros 40 vezes superior à nossa. Estes animais de quatro patas têm uma capacidade olfativa de tal forma extraordinária, que conseguem detetar células cancerígenas, explosivos, drogas e até mesmo encontrar pessoas ou animais perdidos. Tudo isso através do poder dos seus narizes e cérebros.

Porque passam tanto tempo a cheirar?

A nossa capacidade olfativa é de tal modo inferior à dos cães, que é fácil desvalorizarmos a importância de procurarem tanto os cheiros à sua volta. Da mesma forma que nós tiramos prazer em observar aquilo que nos rodeia, também os cães adoram cheirar tudo.

Além disso, é uma ótima forma de os cães conhecerem melhor o local onde estão, o que pode conter e se é seguro. Por fim, os cães procuram informação deixada por outros cães.

Assim, enquanto nós pensamos que estão a perder o seu tempo a cheirar, os cães estão a recolher informação essencial da área envolvente e dos seus habitantes.