Saúde e Higiene

Higiene bucal canina: cuidados a ter

Sabia que deve escovar os dentes do seu cão pelo menos 4 vezes por semana? Descubra os cuidados mais importantes para a higiene bucal canina.
Uma boa higiene oral canina é importante na vida e saúde do seu cão, mas exige alguns cuidados. Escovar os dentes é um dos mais óbvios mas há mais a ter em conta para garantir uma boa e saudável dentição.

Higiene bucal canina: como conseguir

A formação de placa bacteriana na dentição canina conduz ao tártaro. Como consequência, as bactérias que se acumulam na boca podem passar para a corrente sanguínea e afetar alguns órgãos do animal. Por isso, é recomendado fazer uma destartarização canina no veterinário tão regularmente quanto possível. Em casa, deve escovar os dentes do seu cão pelo menos 4 vezes por semana.

Como escovar os dentes do seu cão?

Se conseguir habituar o seu cão a deixar escovar os dentes desde muito novo será melhor para ambos.

É importante que opte por pastas dentífricas e escovas específicas para animais. As escovas mais populares são as chamadas “dedeiras” que se aplicam no dedo como um dedal. As escovas regulares para animais também têm muita eficácia pela sua grande liberdade de opções.

Passos para escovar os dentes 

Siga estes passos e mantenha a boa higiene oral do seu companheiro de quatro patas:
  • Calce uma luva
  • Ofereça a pasta de dentes sem tentar, de início, escovar os dentes. O objetivo é que o cão se vá habituando ao sabor;
  • Comece a esfregar o dentífrico nos dentes do seu cão para que possa, mais tarde, utilizar a escova;
  • Com calma e sem melindrar o cão, introduza a escova entre os dentes e as bochechas mantendo a boca fechada.
  • Com movimentos oscilatórios, escova os dentes com movimentos firmes, mas suaves.
Tente, sempre que possível, falar com o seu cão em todas as etapas para o deixar tranquilo. Elogie o animal por se manter obediente e por permitir que escove os seus dentes.

Ao implementar esta rotina, estará a fazer o melhor para garantir uma dentição saudável do seu cão e prevenir problemas dentários. Cuide do seu companheiro de quatro patas e proporcione uma vida longa, feliz e cheia de saúde.

Se tem amigos ou familiares com cães, partilhe este artigo para que todos tenham este cuidado essencial.