Como medir a temperatura dos cães
Saúde e Higiene

Cão com nariz seco é motivo para preocupação?

Um cão com nariz seco pode indicar a possibilidade de febre. Mas será que é sempre um sintoma de infeção? Saiba mais aqui.
O olfato dos cães é impressionante. No nariz, conservam uma das redes de sensores mais úteis para o ser humano ao longo da história, fazendo destes patudos um aliado na caça e na proteção. Hoje em dia, esse nariz é mais útil para salvar vidas, quer em missões de salvamento quer até para cheirar doenças que nós, humanos, possamos ter.

Mas para além de toda essa funcionalidade, o nariz de um cão é mais uma razão para admirarmos a sua estética adorável. E uma excelente forma de verificarmos se o cão está saudável ou não.

Um cão com nariz seco pode ser um sinal de alarme. Ou apenas algo passageiro, dependendo da razão que originou essa situação. Descubra o que pode levar ao nariz seco nos cães.

Para além da febre, que outros motivos causam nariz seco?

Pode nunca ter reparado mas o nariz de um cão pode variar entre a humidade e um aspeto mais seco durante o dia e de forma natural e saudável.
Para isso contribuem as seguintes situações:

Exposição solar

Os cães gostam de relaxar ao sol e isso pode levar a que o seu nariz fique seco por algum tempo. O Verão em Portugal, bem como alguns dias das outras situações, apresentam índices altos de raios ultravioletas. Perigosos para nós, humanos, e para os cães.

Caso o nariz do seu cão tenha uma cor mais clara ele é mais suscetível às queimaduras solares nestes dias, quer se deixe a dormir ao sol, quer saia para uma caminhada em horas de calor.

Quando ocorre uma queimadura solar, o nariz do cão fica mais seco, vermelho e pode até escamar. Nestes casos, deve consultar o seu veterinário para que ele lhe possa recomendar tratamento ou um protetor solar para o cão, caso necessário.

Dormir ou descansar junto a uma fonte de calor

Lareiras, aquecedores e até computadores ou outros eletrodomésticos que produzem muito calor podem causar o nariz seco num cão.

Falta de ventilação

Uma circulação de ar pobre leva naturalmente a um nariz mais seco, sem que daí venha qualquer problema grave. Basta colocar o cão numa área com melhor ventilação.


E se o nariz seco for mesmo sinal de febre ou outra doença?

Se já despistou todas as causas menos preocupantes até aqui e se o nariz seco do seu cão é acompanhado por outros sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário.

O sintoma que acompanha mais vezes o nariz seco do cão em caso de doença é a febre, que pode significar a existência de uma infeção ou de um outro problema de saúde mais grave.

Sem se deslocar ao veterinário, a melhor forma de verificar a existência de febre no seu patudo é medindo a sua temperatura através de um termómetro retal. A temperatura corporal saudável de um cão varia entre os 38º e os 39ºC. Note que esta temperatura pode ser afetada por fatores externos, como a exposição solar ou a uma fonte de calor e a atividade física intensa que podem fazer oscilar o valor máximo da temperatura.

O mais importante a reter caso note que o seu cão tem o nariz seco é procurar por outros sintomas que possam indicar uma possível doença: a já mencionada febre, a falta de apetite, o cansaço e a letargia. Caso se depare com eles, há que fazer uma visita ao veterinário.