Raças de Cão

Boieiro de Berna: esperto e vigilante

O Boieiro de Berna é um cão calmo, confiável, brincalhão e especialmente indicado para viver em família. Descubra tudo sobre esta raça.

A experiência de ver um destes Boieiros de Berna é marcante. Com um porte majestático, movimentos lentos e pausados e um olhar franco, qualquer pessoa percebe estar perante um animal de longo e nobre passado. Descubra tudo sobre esta raça.

Origem

Esta raça suíça muito antiga teve origem perto de Berna. É um descendente dos molossos, utilizados nas legiões romanas, inicialmente para combate e, posteriormente, para guardar rebanhos. Este é o boieiro suíço mais divulgado, também conhecido por Bernese Mountain Dog ou Berner Sennenhund.

O Boieiro de Berna foi desenvolvido para o pastoreio, puxar carroças, ser cão de guarda e um companheiro leal. É um dos quatro tipos de Swiss Mountain Dogs, mas o único de pelos longos.

Em 1902, o Swiss Dog Club patrocinou um espetáculo, que chamou a atenção para as raças suíças de montanha. Dois anos mais tarde, deu-se um grande passo com vários outros eventos de divulgação. Nesse mesmo ano, a Swiss Kennel Club reconheceu o Bernese Mountain Dog como raça.

Em 1990, o American Kennel Club adotou o seu padrão de raça para o Bernese Mountain Dog. Embora tenha tido uma grande expansão, a raça quase se tornou extinta no início do século XX, quando outros meios de transporte se tornaram mais acessíveis para os agricultores.

Reconhecido como um cão de múltiplos talentos, o Boieiro de Berna é tido como um excelente guia de grandes rebanhos nas montanhas, resistindo a condições climáticas inóspitas. Atualmente, é cada vez mais apreciado como companheiro da família, sendo amável e fácil de lidar.

Tamanho

O Boieiro de Berna é mais longo do que alto. A sua cabeça é forte e, visto de frente, tem o crânio arredondado. O seu pescoço é musculado e de comprimento médio. O tronco é robusto, reto e nivelado, apresentando membros com ossos fortes.

Uma fêmea pode alcançar mais de 30kg e um macho mais de 40g, sendo que a primeira atinge uma altura média entre 58 e 66cm e, o macho, entre 64 e 70cm.

Pelagem

O pelo do Boieiro de Berna pode ser longo, brilhante, reto ou ligeiramente ondulado. De cor preta intensa, apresenta manchas castanho avermelhado nas bochechas, acima dos olhos, nos quatro membros e no peito.

O pelo é espesso e tem uma camada dupla como mais um casaco externo e um subpelo-lanoso. Também costuma ter manchas brancas, presentes na cabeça, no focinho e ponta das patas. Apesar de belo, perde muito pelo, com uma perda moderada durante todo o ano e, forte, na primavera e outono.

São recomendadas várias escovagens semanais, para reduzir a quantidade de pelo em casa, e para o manter limpo e desembaraçado, sem nós. Os banhos são recomendados a cada três meses.

Personalidade

Para além da sua boa aparência, o Boieiro de Berna é extremamente carinhoso e tem um ótimo temperamento. É um cão de grande porte que gosta e precisa de companhia. A solidão pode mesmo ser algo insuportável, sendo totalmente de evitar que fique sozinho por longos períodos.


O Boieiro de Berna é maravilhoso com crianças, sendo uma das raças mais indicadas para a convivência em família.

Não é uma raça adequada para viver em apartamento ou condomínio. Para além do espaço que necessita, tem uma tendência moderada para ladrar, e vai fazê-lo sempre que alguém se aproximar.

Graças à sua personalidade, o Boieiro de Berna é maravilhoso com crianças, sendo uma das raças mais indicadas para a convivência em família.

Problemas de saúde

Com uma esperança média de vida entre 6 e 8 anos, o Boieiro de Berna tem predisposição para doenças como:
  • cancro;
  • displasia da anca;
  • displasia do cotovelo;
  • atrofia progressiva da retina;
  • torção gástrica, podendo esta ser potencialmente fatal;
  • problemas de tiroide e de circulação;
  • problemas de coagulação do sangue.
Por estes motivos, é um cão que necessita de alguns cuidados e acompanhamento regular.

O Boieiro de Berna tem muita energia, pelo que necessita de pelo menos 30 minutos de atividade física vigorosa por dia. Contudo, devido à quantidade de pelo que tem, está propenso a insolações, não devendo permitir que se exercite demasiado sob temperaturas elevadas.

Os exercícios devem ser realizados de manhã cedo ou à noite e, de preferência, pela sombra. O exercício em relva é preferível, principalmente durante os primeiros dois anos de idade, uma vez que as suas articulações não estão totalmente formadas.

O Boieiro de Berna é muito apegado aos seus humanos e adora famílias grandes, sempre com alguém disponível para brincar. Tem uma enorme paciência para brincadeiras, é relaxado e tranquilo, sendo perfeito para a convivência com crianças. Apesar de ter muito energia, não é um cão destruidor, mas requer muitas atividades. Se procura um desafio, mas sobretudo, diversão, o Boieiro de Berna vai ser um companheiro de vida.