Alimentos

Conheça a Cereja do Fundão

Esta cereja é provavelmente a mais saborosa de todas e é também considerada das melhores cerejas do mundo, a cereja do Fundão.
Com a chegada da primavera e do verão, chega também a época da cereja. Este fruto muito doce e de textura firme, para além de extremamente saboroso, é também benéfico para a saúde.

Esta cereja é provavelmente a mais saborosa de todas e é também considerada das melhores cerejas do mundo, a cereja do Fundão. Constitui um verdadeiro ex-libris da região e um motivo de orgulho para Portugal.

Características da Cereja

As características da cereja do Fundão proveem das particulares condições de solo e clima da região do Fundão.

Esta região possui um microclima muito apropriado para a cultura deste fruto, criado pela proteção que as serras da Estrela e da Gardunha proporcionam. À proteção dada pelas serras temos de juntar a excelente qualidade dos solos graníticos, do xisto da encosta, o nível de humidade e a proteção do vento. O elevado número de horas de frio no inverno, as primaveras amenas e os verões quentes também contribuem para as características particulares desta cereja.

Se juntarmos as condições naturais com o saber secular dos produtores locais, obtemos um fruto de excelência.

Benefícios da Cereja

A cereja é uma fonte de fibra e rico em fitoquímicos, compostos estes que podem produzir um efeito protetor ao nível antioxidante e anti-inflamatório. A cereja é ainda uma fonte de vitamina C fundamental para o bom funcionamento do sistema imunitário. A capacidade antioxidante da Vitamina C protege as células das oxidações indesejáveis.

Nesse sentido, a cereja pode ter diversos benefícios para a saúde humana, a saber:
  • Recuperação muscular após a prática de exercício físico, nomeadamente pelo seu conteúdo em compostos com propriedades antioxidantes;
  • Promover a qualidade do sono por conter melatonina na sua composição. Pela presença de melatonina na sua composição, o consumo de cerejas tem vindo a ser estudado e caracterizado como benéfico na manutenção de um sono regular em indivíduos saudáveis, podendo, inclusive, contribuir para atenuar alguns distúrbios do sono;
  • Prolongar a sensação de saciedade, já que a cereja tem um índice glicémico baixo e é fonte de fibra, duas características que contribuem para uma entrada gradual do açúcar no sangue;
  • Antioxidante e anti-inflamatório, a cereja poderá contribuir para atenuar a progressão de algumas doenças inflamatórias crónicas e lesões desportivas.
Como escolher a Cereja

Para tirar mais partido das propriedades da cereja é importante que tenha alguma atenção na escolha da cereja.

Dê preferências às que que têm pele limpa, firme, brilhante, sem golpes e sem manchas. Certifique-se que o pedúnculo está verde, fresco e bem preso ao fruto e evite cerejas moles, pegajosas, engelhadas, rachadas ou podres.

A Cereja

A cereja do Fundão à venda nas lojas Continente é de dois tipos: a mais regular de calibre 24+ e a de calibre 28+.

A cereja de calibre 28+ é uma cereja premium, de qualidade superior, maior consistência e com um nível de açúcares superior ao normal. Esta cereja resulta num sabor único e com dimensão extraordinária.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esta cereja? Partilhe o artigo com os seus amigos e familiares.