Saúde e Higiene do Bebé

Porque é que o bebé está a chorar?

Pediatra Paulo Oom

Prof. Paulo Oom

Paulo Oom, médico pediatra e pai de cinco filhos, faz parte da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Direcção do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos. É autor de vários livros na área da pediatria como "O Livro dos Pais", "Não te volto a dizer!" e "O Infectário", da Matéria Prima Edições.

O choro do bebé é a sua forma de comunicação. Cabe aos pais saber identificar as razões que levam o bebé a chorar para que possam acalmá-lo.

O médico pediatra Paulo Oom aconselha os pais a fazerem uma análise por partes para identificarem as razões do choro do bebé.

Nesta análise, o médico indica a seguinte lista de razões a verificar, por ordem prioritária:

  • Fome
  • Desconforto (Ex: fralda suja)
  • Cólicas
  • Birras e crises de mau-feitio

 

Identificando a fome e o desconforto como razão do choro do bebé

É importante saber há quanto tempo comeu o bebé e se comeu bem na última refeição. Caso verifique que seja necessário, alimente novamente o bebé. Se a fome não é a razão que levou o bebé a chorar, passe para o segundo item desta lista, o desconforto.

Um bebé com a fralda suja sente-se desconfortável e transmite esse desconforto através do choro. Se a fralda tiver suja, proceda à higiene do bebé.

 

Serão as cólicas o motivo do choro do bebé?

Um bebé a chorar devido às cólicas apresenta sempre outros sintomas, como a cor vermelha e barriga contraída com as pernas fletidas sobre ela.
Descubra os conselhos do Dr. Paulo Oom para lidar com as cólicas do seu bebé.

 
Birra ou crise de mau feitio?

Por último, há sempre a possibilidade de ser só uma birra ou uma crise de mau-feitio. Até porque, como referimos, o choro do bebé é uma das suas formas de comunicação.
E se chegou até aqui sem identificar as outras três razões como aquelas que levaram ao choro, é então provável que o bebé esteja a fazer uma birra.
Isto acontece muitas vezes quando o bebé passa do colo dos pais para o berço e começa a chorar. Este é um claro sinal de que o bebé está a fazer uma birra.
Com a privação do sono, isto é, quando um bebé dormiu pouco ou mal, ou quando se encontra perto da hora habitual de dormir, o mesmo pode acontecer. Desta forma, o bebé chora por estar aborrecido e/ou a ter uma crise de mau-feitio.
Nestes casos, os pais devem simplesmente afastarem-se do bebé para que ele se acalme.

 

Um bebé a chorar não é um bebé doente

Como explica o Professor e Médico Pediatra Paulo Oom neste vídeo, o choro do bebé não é, por si só, um sintoma de uma doença.
Quando um bebé está doente, pode de facto chorar. Mas os pais devem procurar por outros sintomas que indiquem que algo não está bem, como vómitos, diarreia ou febre.

 

Quanto tempo chora um bebé por dia?

Nas primeiras 6 semanas de vida, um bebé pode chorar 3 horas por dia. Ao fim de 3 meses, os pais podem descansar um pouco mais: após o primeiro trimestre, um bebé chora 1 hora por dia.

Tenha em atenção que estes valores podem variar de bebé para bebé ou mesmo de dia para dia.

Pediatra Paulo Oom

Prof. Paulo Oom

Paulo Oom, médico pediatra e pai de cinco filhos, faz parte da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Direcção do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos. É autor de vários livros na área da pediatria como "O Livro dos Pais", "Não te volto a dizer!" e "O Infectário", da Matéria Prima Edições.