Melhores facas de cozinha portuguesas

Decoração e Jardim

Melhores Facas de Cozinha: Como Escolher

Conheça os diferentes tipos de facas de cozinha e o nosso guia para escolher as melhores facas de cozinha portuguesas para si!
Tanto para um cozinheiro nas horas vagas como para um verdadeiro Chef, as facas são um dos utensílios mais importantes e mais usados de uma cozinha. Mas dentro da categoria de facas de cozinha, existe uma vasta gama opções com objetivos diferentes. Fique a conhecer os diferentes tipos de facas de cozinhas, para que servem e como devem ser cuidados.

Guia para escolher facas de cozinha

 

Tipos de facas de cozinha


O primeiro passo para selecionar as facas certas para fazerem parte da sua coleção passa por conhecer os tipos de facas de cozinha que existem. Entre as melhores facas de cozinha portuguesas, estas são as mais populares:

Faca de cozinheiro


Também conhecida como faca de Chef, esta opção destaca-se pela versatilidade e precisão da sua lâmina. Tanto possui a resistência certa para cortar os alimentos mais duros, como caules, e filetar ingredientes como carne ou peixe, como tem a delicadeza necessária para picar ao milímetro alimentos como salsa ou fruta.

Faca multiusos


A faca multiusos, ou faca utilitária, é ligeiramente mais pequena do que a faca de Chef, mas igualmente versátil. É das melhores facas de cozinha para juntar à sua coleção porque torna-se útil para praticamente todas as necessidades de preparação de alimentos: fatiar, cortar, picar.

Faca de trinchar


A faca de trinchar é a mais indicada para trinchar carnes brancas e vermelhas. A lâmina fina deste tipo de faca de cozinha torna a tarefa de retirar a carne agarrada ao osso com mais facilidade.

Cutelo


O cutelo parece ter saído de um filme de terror, mas será o seu melhor amigo na cozinha, especialmente se é fã de carne. Este tipo de faca de cozinha facilita bastante na hora de dividir e martelar pedaços de carne maiores e com osso, mas também na hora de cortar os vegetais “à juliana”. A lâmina do cutelo é grande e a sua pega é maior, o que se torna útil quando é necessário exercer mais força na preparação dos ingredientes.

Faca para legumes


Se prefere uma opção mais reduzida, mas igualmente estável, do cutelo para cortar os seus legumes em juliana, a faca para legumes é a mais indicada. Além de permitir picar e cortar todo o tipo de legumes em tiras, o seu design especial faz com que os alimentos cortados não fiquem agarrados à lâmina.

Faca para filete


Podemos dizer que a faca para filete é uma versão mais light da faca de Chef, no sentido em que é usada para aparar carne, desossar, arranjar e filetar peixe. Por ser fina e flexível, permite seguir ao detalhe os contornos dos alimentos a serem cortados.

Faca para descascar


Seja para descascar fruta ou legumes, este tipo de faca será muito útil na preparação de inúmeras refeições. Por ser compacta, permite trabalhar com mais destreza e agilidade, especialmente em tarefas mais minuciosas como limpar e descascar alimentos.

Faca do pão


Como o nome indica, esta é a faca mais indicada para cortar o pão. E as razões para ter uma faca específica para desempenhar esta tarefa são muitas, nomeadamente o facto de a lâmina ser dentada (serrilha) que permite cortar o pão sem o amassar.

Cuidados a ter com facas de cozinha


Para que as suas facas se mantenham na sua cozinha por vários anos, é importante dar-lhes os cuidados que merecem, nomeadamente:

 

  • Utilizar as facas de cozinha para o propósito que foram desenvolvidas;
  • Cortar os alimentos em tábuas de corte para não danificar as lâminas;
  • Não arrumar as facas nas gavetas sem primeiro proteger as lâminas;
  • Dar preferência aos blocos de facas para armazenar estes utensílios;
  • Optar por lavar as facas à mão logo a pós a sua utilização, e não na máquina de lavar a loiça;
  • Lavar as facas com a parte mais macia da esponja para não deixar riscos;
  • Secar logo as facas depois de lavadas para que não ganhem manchas ou ferrugem;
  • Garantir que as facas estão afiadas, recorrendo a um afiador manual (fuzil) ou automático, para que não percam o seu bom desempenho.