Bricolagem: Ideias Originais

Decoração e Jardim

Bricolage: ideias originais para a sua casa e jardim

Fique a par dos nossos truques e dicas para ideias originais de bricolage para a sua casa e jardim. Saiba mais aqui!
Se é adepto de bricolage e adora decorar a sua casa ou jardim com peças únicas e feitas por si, vai adorar as nossas ideias e dicas de bricolage para pôr em prática. Aproveite as férias e ponha mãos à obra!

6 ideias de bricolage para fazer em casa


1. Faça uma zona de lounge para o jardim com paletes

bricolage mobiliario de jardim de paletes
Se tem um espaço exterior, como um jardim, um terraço ou uma varanda, sabe que não há nada melhor do que apanhar ar puro numa zona de lounge, mesmo sem precisar de sair de casa. Mas para tal, precisa de criar esta área de lounge com mobiliário à medida, confortável e, claro, bonito.

Para este projeto vai precisar apenas de paletes de madeira, que pode comprar ou pedir em armazéns ou fábricas, alguns colchões e almofadas da sua preferência.

Deve começar por limpar, lixar e pintar ou envernizar a madeira das paletes. Depois de tudo estar seco, deve colocar as paletes umas por cima das outras até alcançar a altura desejada para os sofás e para a mesa de centro. Normalmente, duas paletes, uma por cima da outra, são suficientes.

Por fim, é só aparafusar com um berbequim aparafusador as madeiras umas às outras, para garantir que as suas novas peças estão seguras, adicionar os colchões e decorar com almofadas.

Se for necessário cortar as paletes para ajustar o comprimento ou altura dos seus novos móveis, uma serra tico-tico será a sua melhor amiga.

Precisa de uma mesa de centro? Ou de um banco para a entrada? Apesar de o primeiro impulso ser pensar em comprar, já vimos que é possível criar peças únicas tão facilmente. Use a imaginação para pôr em prática as suas ideias de bricolage.

2. Crie um jardim vertical


Os jardins verticais são ótimas formas de trazer a natureza para dentro de casa ou para os espaços exteriores de uma habitação. Com a escolha dos materiais e das plantas certas, um jardim vertical vai modificar por completo o ambiente de qualquer espaço.

Mantenha o martelo por perto e descubra todos os passos para criar um jardim vertical em casa.

3. Recupere um móvel antigo


Há móveis que independentemente do tempo nunca perdem o encanto e qualidade. E é uma pena quando acabam por ir parar ao contentor do lixo. Com apenas pequenos detalhes, alguns cuidados e muito carinho, é possível fazer do velho novo e transformar uma peça antiga num móvel atual e moderno.

Se tem por casa um móvel de madeira que precisa de ser restaurado, vai precisar de um pano para limpar a sujidade acumulado com o tempo, de uma lixadora e lixas de mão para recuperar a cor e a textura original da madeira, verniz ou tintas, no caso de querer dar-lhe uma nova cor. Se for necessário fazer algum recorte na madeira, recorra à ajuda de uma serra tico-tico ou de uma serra sabre.

Já no caso dos móveis de metal são necessários outros cuidados e materiais para os recuperar. Se a peça apresenta sinais de ferrugem, por exemplo, deve limpar primeiro o móvel, lixá-lo com uma lixadora ou uma lixa manual própria para metal, passar um convertedor ou um removedor de ferrugem, pintar a área desejada e selar com um verniz para metal.

4. Corte e apare a relva do jardim
corta relva Kraftixx
Se há coisa que define um jardim arranjado é a relva. A relva dá logo sinais de que um jardim está ou não cuidado. Por isso, aproveite as férias para cuidar do seu jardim. Recorra à ajuda de um aparador de relva ou de um corta-relva para conseguir um relvado bonito.

Não se esqueça de usar um soprador para remover toda a sujidade e relva cortada do jardim e mantê-lo limpo.

5. Adicione algumas molduras às suas paredes


Para dar um novo ar a uma divisão não são precisas grandes obras nem grandes dotes de bricolage. Com pequenos acessórios decorativos, como as molduras, é possível dar uma nova vida e trazer mais cor a qualquer parte da casa.

Comece por definir a arte que quer exibir nas paredes aí de casa. Depois, pense na disposição dos quadros na parede, o espaçamento, a configuração e o enquadramento e, por fim, a iluminação.

Veja o passo a passo e as nossas dicas de bricolage para decorar as paredes com quadros, que vão tornar a sua casa numa autêntica galeria de arte.

6. Faça um cabide suspenso

Bricolage Cabide Suspenso
Um cabide suspenso traz modernidade e elegância a um closet ou até mesmo a um quarto. Além de ser extremamente útil para manter a roupa organizada e exibir as suas peças preferidas.

Para este projeto de bricolage vai apenas precisas de uma corda grossa, um varão ou tronco de madeira (no caso de desejar obter um ar mais rústico), de um martelo e ganchos.

Comece por cortar a corda à altura desejada para o seu cabide suspenso – o ideal é que fique centrado entre o teto e o chão. Corte também o tronco de madeira ou o varão com a ajuda de uma serra na medida desejada.

De seguida, aplique os ganchos, que vão sustentar o cabide, no teto com a ajuda de um martelo. Passe a corda pelos ganchos e amarre-a a cada um dos lados do varão ou do tronco de madeira. E já tem o seu cabide suspenso pronto para receber as suas peças de roupa.

KRAFTIXX: tudo o que precisa para pôr as ideias em prática

Gama Kraftixx
A Kraftixx é a marca ideal de máquinas de bateria única para pôr em prática todas as suas ideias de bricolage.

As máquinas de bateria única são uma tendência crescente pois são flexíveis, fáceis de usar e oferecem uma grande liberdade na execução de todos os projetos de bricolage e jardim, de forma cómoda e fácil.

À venda em exclusivo no Continente, estas máquinas da Kraftixx beneficiam da garantia de qualidade Einhell, e têm a vantagem de a bateria ser passível de ser utilizada em todas as máquinas da gama. Um substituto ideal para as tradicionais com cabo elétrico ou a combustível.

Conheça toda a gama Kraftixx.