Raças de Cão

Spitz Alemão: atrevido e divertido

O Spitz Alemão é um animal atento e atrevido, com uma vivacidade que o faz sobressair, e uma longa história que remonta à Idade da Pedra. Saiba tudo sobre as características desta raça.  

O Spitz Alemão cativa pela sua bela pelagem, vasta juba à volta do pescoço e a cauda espessa. Com uma cabeça de raposa, olhos em estado de alerta, orelhas pequenas e estreitas, o Spitz Alemão tem uma aparência atrevida e única.

Embora se adaptem bem à vida em comunidade, esta raça viva e inteligente é muito independente. Se for bem socializado, o Spitz Alemão ficará feliz por conviver com outras pessoas e cães. Saiba tudo esta raça.

História e Origem

O Spitz Alemão é uma das raças de cães mais antigas da Europa, com origem na atual Alemanha e Polónia. Descendem dos cães das turfeiras da idade da pedra e, posteriormente, do Spitz das cidadelas lacustres do período neolítico. Corresponde ao antepassado dos cães de aspeto lupóide, semelhante ao lobo.

O primeiro registo documental da raça data 1450, e já descreve o Spitz Alemão como valentes defensores da casa e dos campos. Posteriormente, no século XVIII, conquistaram a atenção das famílias reais, nomeadamente a inglesa.

O corajoso e atento Spitz Alemão tornou-se então popular entre os comerciantes e pescadores pelas suas características de cão de guarda. A popularidade da raça diminuiu após a Primeira Guerra Mundial, mas foi reavivada na Europa na década de 1970. Hoje, o Spitz Alemão é popular na Alemanha, Grã-Bretanha e Austrália.

O United Kennel Club começou a registar o Spitz Alemão em 2006 e reconheceu as duas variedades (klein e mittel) em 2009.

Tamanho

Existem diversas variedades de Spitz: Spitz lobo, Spitz médio, grande e pequeno, Spitz anão, também denominado Lulu da pomerânia. O Spitz anão e os pequenos são as espécies mais difundidas.

Spitz Lobo
Este é um cão de tamanho médio, que geralmente pesa de 25 a 30 kg e mede entre 43 a 55 cm. A pelagem é cinza.

Spitz Gigante
Apesar do nome, este é um cão de tamanho médio, geralmente pesa 18 kg e mede 43 a 55 cm.

Spitz Médio
Pesa de 10 a 12 kg e mede entre 30 a 40 cm.

Spitz miniatura
É um cão de pequeno porte, geralmente, pesa de 8 a 10 kg e mede 24 a 30 cm.

Lulu da Pomerânia
É um cão de pequeno porte, geralmente pesa 1,4 a 3 kg e mede 18 a 24 cm.

Pelagem

A cor da pelagem depende do tipo de Spitz, mas revela-se sempre abundante e volumosa.

O Spitz Lobo varia entre cinzento assombreado, cinzento prateado, salpicado de negro na extremidade dos pelos. O Spitz médio varia entre o negro, castanho, branco, laranja, cinzento lobo, e outras cores como azul, creme, cor de castor salpicado em fundo branco. O Spitz anão pode variar entre o negro, castanho, branco, laranja, cinzento lobo e outras cores.

Personalidade

Normalmente animado, o Spitz Alemão costuma ser uma raça independente. Se o treino não for divertido, o Spitz Alemão pode recusar-se a participar, mas quando se está a divertir, aprende rapidamente. É importante mantê-lo ocupado, senão a mente inconstante deste animal pode levá-lo à tentação para provocar problemas.

Não é tipicamente barulhento, a não ser que esteja aborrecido, podendo começar a ladrar até se tornar incomodativo. Comece a treinar o Spitz Alemão no dia em que o trouxer para casa.

Com socialização e treino adequados, o Spitz Alemão dá-se muito bem com pessoas. Por norma, é reservado, quando introduzido a estranhos, mas sem ser nervoso ou agressivo.

Com outros cães, esta raça é tipicamente amigável. Às vezes, as brincadeiras com outros cães podem tornar-se um pouco mais agressivas, e por isso é importante supervisionar. O Spitz Alemão pode ser um bom cão de família se for criado com crianças, mas a sua supervisão é necessária para garantir que as crianças pequenas não magoam acidentalmente o cão.

A socialização precoce e extensa também é importante. É importante que o Spitz Alemão conheça o maior número de pessoas possível, durante os primeiros quatro meses de vida, e seja exposto a diferentes experiências para ajudar a prevenir a timidez.

Problemas de saúde mais comuns

O Spitz Alemão tem uma esperança média de vida entre 13 e 15 anos. Para viver confortável, deve seguir uma rotina de exercício físico regular que inclua, por exemplo, caminhadas frequentes.

É recomendado que se defina uma área segura para exercícios, pois o Spitz Alemão é um cão muito curioso e pode rapidamente desaparecer à procura de novas aventuras. Os rios, piscinas e lagos também são um perigo para esta raça e devem ser evitados.

Os problemas de saúde mais comuns envolvem doenças oculares, como a displasia multifocal da retina.

Com a aparência clássica de um cão nórdico, o Spitz Alemão tem uma cabeça em forma de cunha com pequenas orelhas em pé e uma cauda distintiva enrolada nas costas. Inteligente, alerta e confiante, exige pouco em termos de espaço para se sentir confortável, sendo ideal para a vida na cidade.