Melhor Ração para Cão

Alimentação

Qual a Melhor Ração Para Cão?

Conheça as melhores marcas de ração para o seu cão e quais as ideais para cães com queda de pelo ou cães esterilizados!
Atualizado a 29/05/2023
Uma das tarefas mais importantes quando se adota um animal de estimação é garantir o acesso a uma alimentação completa, de qualidade e ajustada às necessidades da sua raça para que possa crescer com saúde e feliz.

Entre as várias opções que encontra no mercado, escolher a melhor ração para cão pode parecer complicado, no entanto, com as dicas do Continente, saiba como chegar à melhor alimentação, seja ela de uma marca mais premium ou mais acessível, sempre com uma boa relação qualidade/preço.

O que ter em conta na hora de escolher a melhor ração para cão


Em primeiro lugar, é necessário ter em conta:
  • A idade
  • O porte/peso
  • A atividade física
  • A saúde

No que respeita à idade do cão, esta define se o animal pode ou não comer determinados tipos de rações. Por exemplo, a ração seca para cães puppy/júnior é composta por croquetes mais pequenos, uma vez que ainda não têm uma mordida tão forte e a sua boca ainda é pequena. Mas não é só.

A ração de um cão bebé normalmente possuiu as vitaminas e minerais essenciais para os seus primeiros meses de vida. Adicionalmente, a ração puppy tem, por normal, mais calorias do que a ração de adulto porque os cachorros precisam de mais energia devido ao seu crescimento.

O mesmo se aplica ao porte, ao peso e à atividade física do animal que vão ditar se o cão necessita de maiores ou menores doses de ração por dia. Um cão de grande porte, adulto e muito ativo, necessita de quantidades diárias de ração maiores para manter o seu peso e recuperar a energia que gasta ativamente. Já um cão sénior não necessita de refeições tão energéticas, uma vez que geralmente ficam mais sedentários.

Quando se trata das condições de saúde do patudo, é importante referir que algumas patologias (ex.: sensibilidade gastrointestinal) ou intervenções cirúrgicas (ex.: esterilização) implicam o consumo de rações para cães mais específicas e adaptadas.

Sinais de uma alimentação inadequada

Uma boa alimentação é o fator-chave nas várias fases de vida: em júnior porque garante um desenvolvimento saudável e assegura uma melhoria do sistema imunitário. Na fase adulta, atrasa o aparecimento de certas patologias (dermatológicas, ortopédicas, entre outras) e garante um envelhecimento saudável, pois no fundo todos queremos que os nossos melhores amigos de quatro patas se mantenham connosco saudáveis e felizes por muito tempo. Há vários sinais que podem aparecer quando a alimentação do nosso pet não é a indicada, nomeadamente:

  • Queda de pelo excessiva
  • Fezes amolecidas/ diarreia/ grande volume
  • Picacismo (animais que começam a comer terra, paredes, fezes, etc.)
  • Perda de peso
  • Falta de atividade

Tipos de ração


Existem dois grandes grupos de rações: ração seca e ração húmida. Quando devo escolher uma ou outra?

Ração seca


A ração seca é mais económica e conveniente na hora de alimentar o animal. Com uma única embalagem de ração e por um preço mais acessível consegue alimentar múltiplas vezes o seu cão, dependendo da quantidade adquirida. Além disso, por ser comida seca, não suja tanto o espaço e os utensílios de refeição do animal.

Ração húmida


A ração húmida, como o nome indica, é rica em humidade, textura, sabor e aroma, pelo que são adoradas pela grande maioria dos cães.

É tipicamente privilegiada pelos cães de raça pequena, que tendem a ser mais esquisitos em relação à alimentação, por ter a vantagem de ser mais palatável. Também, é privilegiada em cães sénior, pela facilidade na mastigação que oferece face aos croquetes secos e semi secos.

Melhor ração para cães de supermercado


Nos supermercados Continente pode encontrar várias opções de ração para cães standard e premium. Como saber qual escolher?

Ração standard


A ração standard é uma ração que apresenta uma boa relação qualidade/preço. A principal característica é que, por norma, este tipo de ração possui menos quantidades de proteína. Quando isto acontece, é normal que os patudos façam mais fezes. Além disso, regra geral, estas rações podem possuir corantes e conservantes.

Ração premium e super premium


A ração premium e super premium dá particular atenção à utilização de produtos de elevada qualidade nutritiva canina, como carne fresca, ingredientes naturais e sem cereais, e que se refletem em inúmeros benefícios para os animais, nomeadamente maior sensação de saciedade, facilidade no processo de digestivo, maior absorção proteica, entre outros. Conheça todos os benefícios das rações para cão premium.

Melhor ração para cães esterilizados


Como referimos anteriormente, cães que passam por intervenções cirúrgicas como uma esterilização, passam por modificações no seu corpo e no seu comportamento que implicam um ajuste no tipo de ração que consomem.

Após serem esterilizados, é muito normal os cães tornarem-se mais sedentários e ganharem peso mais facilmente. Por isso, o ideal é oferecer-lhes uma ração própria para cães esterilizados, baixa em gorduras, com um aporte adequado de calorias e rica em fibras.

Melhor ração para cães com alergia de pele


Algumas raças de cão, como o Shar Pei, o bulldog francês ou o labrador, desenvolvem facilmente algumas doenças de pele: queda de pelo, comichão, alopécia, alergia, feridas, entre outros problemas dermatológicos comuns.

Nestes casos, a melhor ração para cães com alergias de pele é a alimentação natural ou super premium, rica em ácidos gordos (ómega-3, ómega-6…) e vitamina E, presentes em maiores quantidades em ingredientes como o salmão, sem cereais presentes na sua composição, com propriedades antioxidantes e hipoalergénica. A ração para cão da marca Uppy Nutri é um bom exemplo.

Esta ração é hipoalergénica, sem corantes ou aromas artificiais e que não contém trigo, soja e lactose. Desenvolvida com veterinários, esta ração da Uppy Nutri proporciona benefícios para a pele e pelo do cão, reforça o seu sistema imunitário e promove uma boa saúde intestinal.

Saiba mais aqui: