Raças de Cão

Podengo Português: uma das raças mais antigas da História

O Podengo Português é um cão de caça, cuja origem advém da antiguidade clássica. Uma raça primitiva bastante vivaz e fiável. Conheça mais sobre este animal, atualmente, muito espalhado pelo norte do país.
O Podengo Português é bem proporcionado, de estatura média e musculada. Saiba tudo sobre este amigo de quatro patas, considerado como uma das raças mais antigas de cães, de carácter vivo, inteligente e, geralmente, sóbrio.

História e Origem

A ascendência provável do Podengo Português é bastante primitiva, geralmente associada ao cão dos faraós do Antigo Egipto - Pharaoh Hound. Em termos da origem, considera-se que é uma raça que se desenvolveu em Portugal, após os seus ascendentes terem sido trazidos para a Península Ibérica, no período da antiguidade clássica, por Fenícios e Romanos.

Atualmente, o Podengo Português encontra-se muito espalhado pelo norte de Portugal, onde é usado como caçador e cação de companhia.

Tamanho

O cão Podengo Português caracteriza-se por três variedades morfológicas que foram evoluindo, ao longo dos séculos:

Podengo grande

É uma variedade muito rara, sendo considerado um cão de montaria, o seu tamanho varia entre os 55 e os 70 cm e o peso entre os 20 e os 40 kg.

Podengo médio

É um cão usado para a caça ao coelho, andando em matilha ou isolado. A sua estatura vai dos 39 aos 54 cm e pesa entre 15 e 20 kg.

Podengo pequeno

É um cão usado para a caça ao coelho na toca, o seu tamanho oscila entre os 20 e os 30 cm, pesando em média 4 a 5 kg.

Pelagem

O pelo do Podengo Português apresenta algumas variações, devido à sua adaptação ao clima, indo desde o curto e liso ou cerdoso, até ao denso ou comprido e denso. Em termos geográficos, as mais frequentes são:

Pelo liso

Fala-se de uma variedade mais comum a norte do país. Esta característica de pelagem ajuda estes cães a secarem-se, mais facilmente, após as chuvas frequentes que ocorrem acima do Douro.

Pelo cerdoso

É um tipo de pelagem que protege a pele dos raios de sol e do frio, frequentemente, encontrado mais nas planícies alentejanas.

As cores mais predominantes são: amarelo e ruivo; unicolores ou mescladas (malhas). Requer escovagem diária.

Personalidade

Caracteriza-se por ser um animal muito agradável, vivaz e fiável, que precisa de espaço e de fazer exercício regular. Por estas características inatas, geralmente desempenha funções de cão de caça, de guarda ou de companhia.

Problemas de saúde mais comuns

Geralmente, o Podengo Português desenvolve problemas de saúde ao nível de questões ortopédicas, como é o caso da rutura de ligamentos.

A esperança média de vida destes cães é de 12 a 16 anos.

Este animal, de origem portuguesa, tem uma fisionomia rústica que lhe é muito característica. Uma raça ideal para famílias com habitações com espaço, bem como para pessoas que necessitem de companhia canina de caça.