Pastor de Brie
Raças de Cão

Pastor de Brie: extremamente fiel e amigo das crianças

Descubra tudo sobre a raça de cão Pastor de Brie, um dos cães pastores mais populares do fim do século XIX, de origem francesa.
Os Pastores de Brie são cães musculosos e resistentes, vivem facilmente em casa de famílias com crianças, devido ao seu lado afetuoso e brincalhão. Saiba tudo sobre uma das poucas raças com paradígito duplo nas patas traseiras:

História e Origem

A história do Pastor de Brie já tem alguns séculos, pois sabe-se que figuras emblemáticas como Marquês de La Fayette e Thomas Jefferson tiveram cães desta raça.

Antigamente, este cão era usado como guardião de ovelhas, pastor e como sentinela no período da Primeira Guerra Mundial. No fim do século, XIX, estes cães pastores tornaram-se muito populares, sendo adquiridos como cães domésticos na sua terra natal: França. A sua popularidade aumentou, a olhos vistos, durante a década de 90.

Tamanho

O Pastor de Brie é um cão de porte grande, pelo que pesa cerca de 30 a 40 kg.

O tamanho dos machos varia entre os 58 e os 69 cm, ao passo que as fêmeas correspondem a uma dimensão que vai dos 56 aos 65 cm.

Pelagem

A manutenção da pelagem do Pastor de Brie é algo exigente, pois necessita de escovagens regulares para impedir que o pelo forme riças.

O seu pelo apresenta-se comprido, com um comprimento mínimo de 7 cm, áspero e com um sub-pelo ligeiro.

Personalidade

O Pastor de Brie adora brincar ao ar livre, contudo não se habitua a viver no exterior, pelo que gosta de passar a noite dentro de casa.

A sua personalidade é muito afetuosa, terna, brincalhona e fiel, uma excelente companhia para crianças e para adultos. É um animal que se liga muito ao dono, mas também que se mostra desconfiado perante a presença de estranhos.

Uma das condicionantes do Pastor de Brie é necessitar de educação desde cedo, pois é um animal teimoso e independente.

Problemas de saúde mais comuns

As principais preocupações de saúde, relacionadas com o Pastor de Brie são:
  • Torção do estômago (mais comum);
  • Problemas oculares (atrofia progressiva da retina, cataratas);
  • Problemas articulares (displasia da anca).

Um companheiro para a vida que se revela protetor e muito amigável. O Pastor de Brie adora interagir com pessoas e outros animais, devido ao seu inato comportamento afetuoso. Ideal para quem procura um amigo de quatro patas livre e ativo.