gato maine coon
Raças de Gato

Maine Coon: o gigante gentil

Doces e carinhosos: assim são os Maine Coon, uma raça de gatos de tamanho gigante. Descubra tudo sobre os Maine Coon, qual a sua origem e as principais características.

Um gato Maine Coon relembra facilmente um felino selvagem como o Lince ou o Leão, tal é o seu porte imponente, a cabeça grande com orelhas erguidas e a pelagem densa no corpo. 

Apesar disso, o seu temperamento e comportamento para com a família humana não poderia ser mais gentil. Esta é uma raça de gatos para quem prefere um gato mais calmo e atencioso.

História e Origem

E se esta raça de gatos tivesse origem no cruzamento entre um gato e um guaxinim (racoon em inglês)? Isso explicaria o tamanho anormal e o nome do Maine Coon. Mas claro que isso é impossível e trata-se apenas de uma lenda.


O Maine Coon é um gato com origem no estado de Maine nos Estados Unidos. É uma das raças mais antigas dos EUA e a única de pelo longo nativa do país norte-americano.

É provável que a origem do Main Coon seja o resultado do cruzamento entre muitas outras raças, tais como os gatos Angorá do Médio Oriente, gatos ingleses, escandinavos e americanos de pelo curto.  

Tamanho

O Main Coon é uma das maiores raças de gatos domésticos, ocupando a categoria de tamanho gigante.
Incluindo a cauda, o comprimento de um Maine Coon pode atingir os 100 cm. A altura pode atingir os 41 cm e um macho pode chegar a pesar 10 kg.

Pelo seu porte, este é um gato muito musculoso, de aspeto forte e robusto. No entanto, a sua pelagem pode dar a impressão de ser maior do que aquilo que realmente é.

Pelagem

A pelagem do Maine Coon é densa e sedosa. É mais curta na cabeça, espáduas e patas e mais comprida nos flancos, dorso e abdómen. O subpelo é suave e fino, coberto por uma pelagem lisa, impermeável e ligeiramente oleosa.

Um gato Maine Coon gosta de fazer companhia ao seu dono e dá-se bem com crianças, outros gatos e cães.


Nos Maine Coon, também se destaca a sua cauda de pelagem abundante.
Apesar do pelo exuberante, uma escovagem semanal é o suficiente para manter o Maine Coon saudável. Na altura da mudança de pelo, deve-se redobrar este cuidado.

Quanto às cores permitidas num Maine Coon, são aceites todas, exceto o siamês, o tom chocolate, o tom lilás, o castanho claro e o bege.

Personalidade

Apesar de serem excelentes caçadores, os Maine Coon não são das raças de gatos mais independentes - o que contrasta  com o seu aspeto forte. Daí o adjetivo de "gigante gentil" que tanto se lhes atribui.

Um gato Maine Coon gosta de fazer companhia ao seu dono e dá-se bem com crianças, outros gatos e cães - é sempre um gato doce e carinhoso. É também  muito curioso e colocará uma patinha ou duas nas atividades que está a fazer aí em casa.

Outras duas características que marcam um gato Maine Coon são o seu miar baixo e sossegado e o facto de não serem excelentes trepadores. Estas duas características aliadas à sua personalidade, tornam-no excelente para a vida no interior de um apartamento. Todavia, é um gato que precisa de muito espaço e de ser ativo. Quanto à vida no exterior, um gato Maine Coon adaptar-se-á também com toda a naturalidade.

Problemas de Saúde

Um gato Maine Coon é muito robusto e resistente, pronto para enfrentar variações de clima extremas.

Entre os problemas mais comum que o podem afetar está a cardiomiopatia, um problema transversal a outras raças de gatos. A esperança média de vida de um Maine Coon varia entre os 9 e os 15 anos.

 
O tamanho, a pelagem e a personalidade são três grandes pontos a favor dos Maine Coon. Daí que esta raça nativa dos Estados Unidos seja hoje em dia uma das mais apreciadas no mundo. E todo esse apreço merece um cuidado especial quando tem um Maine Coon aí em casa. E sabia que esta é uma raça de gatos que gosta de “falar” com os humanos?