Um gato Bristish Shorthair é um verdadeiro “Sir”. Dono de algumas das melhores fotos e vídeos de Instagram, apresenta uma aparência majestosa, mas meiga. Às vezes faz mesmo lembrar um ursinho de peluche. A sua personalidade dócil e até um pouco preguiçosa, tornam-no num gato perfeito para famílias modernas e citadinas.
História e Origem
Os British Shorthair estão entre as raças de gatos mais antigas do mundo. Como o nome indica, a sua origem está na Grã-Bretanha e é um parente do European Shorthair e do American Shorthair. Acredita-se que chegaram ao Reino Unido vindos do Império Romano. No século XIX já eram presença comum nas casas britânicas, onde eram conhecidos como British Blue.
Tamanho
O British Shorthair é um gato de porte médio a grande, com um peso que pode variar dos 4 aos 8kg. Este peso máximo é normalmente atingido apenas pelos machos. É um gato robusto, forte e musculoso, à semelhança de outros gatos tipo Shorthair, como o American Shorthair.
Pelagem
A pelagem brilhante e macia dos British Shorthair é um dos seus grandes chamativos. Os gatinhos mais desejados apresentam normalmente tons de azul e cinza. No entanto, na definição da raça, são aceites muitas cores e combinações de cores. O pelo é curto e espesso e o subpelo muito abundante. Uma ou duas escovagens semanais são suficientes para manter o British Shortair saudável.
Personalidade
Calmo e meigo são os dois adjetivos que melhor descrevem a personalidade de um gato British Shorthair. É sociável, gosta da família e do seu dono, o qual tem tendência a seguir. No entanto, não é um gato que aprecie muito o colo.
Os British Shorthair são uma raça de gatos considerada perfeita para a vida no interior da casa.
Facto que contrasta com um jeito de estar um quanto ou tanto preguiçoso. Pacientes e tolerantes, dão-se bem com crianças e toleram facilmente os cães.
Problemas de saúde
O British Shorthhair pode desenvolver problemas de insuficiência renal. Sendo assim, o dono deve garantir que o gato está bem hidratado. Pode fazê-lo mantendo água corrente sempre em casa ou alimentando-o com comida húmida. Para além disso, pode desenvolver problemas cardíacos, oculares ou respiratórios. No entanto, o British Shorthair tem uma esperança média de vida de 15 anos.
Apesar de se adaptarem tanto à vida no interior como no exterior, os British Shorthair são uma raça de gatos considerada perfeita para a vida no interior da casa. Uma vez que são preguiçosos, não são muito dados a saltos e acrobacias, mantendo os objetos em casa intactos.
No entanto, se um British Shorthair estiver sempre dentro de casa e à semelhança de qualquer gato, aconselha-se a que o estimule a brincar e a soltar o instinto felino de vez em quando. De resto, cuidado com a alimentação e não poupe nos mimos.