História e Origem
Atribuir um país de origem ao Gato Comum Europeu é uma tarefa praticamente impossível. Acredita-se que seja descendente do gato selvagem africano e que tenha emigrado para a Europa através das embarcações que cruzavam o mar Mediterrâneo. Uma vez chegado ao Velho Continente, facilmente se adaptou à vida de caçador de roedores, onde lhe foi reconhecida a sua utilidade.
Apesar desta dificuldade em traçar a sua origem e do nome comum, engane-se quem pensar que esta não é uma raça reconhecida. Em 1982 foi oficializada como raça, mas já desde 1925 se reconhecem os padrões que definem um gato como pertencente à raça do Gato Europeu Comum.
Tamanho
O Gato Europeu tem um porte médio a grande: as fêmeas oscilam entre os 4 e os 6 kg e os machos pesarão entre 5 e os 7 kg.
A sua estrutura física pouco ou nada se distingue do gato doméstico. Aliás, a única diferença que só um perito poderá indicar, é mesmo o pedigree do gato.
Pelagem
O Gato Comum Europeu não tem subpelo. Já a pelagem é curta, densa, acamada e brilhante com uma manutenção simples, bastando uma escovagem mais frequente durante a muda de pelo.
Fora deste período, faço-o ocasionalmente, sempre que vir que há necessidade de limpar o pelo solto do seu gato.
Apesar de ser muito independente, o Gato Europeu adora a companhia dos donos.
A variedade de cores do Gato Comum Europeu é muito vasta. Só não se aceitam tonalidades que resultem do cruzamento com outras raças, como os tons de azul, a cor chocolate e as cores do gato siamês.
Personalidade
Apesar de ser independente, o Gato Europeu adora a companhia dos donos - seja para sessões intensas de mimos, ou para brincadeiras que nunca mais acabam. É um gato que se dá bem com crianças, sendo meigo e gentil. Pode, no entanto, desconfiar de estranhos e sabe muito bem quem pertence à sua família e quem não.
No dia-a-dia, é um gato muito ativo e brincalhão. Tem o instinto felino bem marcado e, dentro de casa, para além das sestas habituais, é muito ativo: ora com saltos e acrobacias, ora a caçar algum inseto.
Problemas de saúde
À semelhança do Gato Doméstico, o Gato Europeu é muito robusto e saudável. De tal forma, que não se associa nenhum tipo de doença a esta raça em específico.
Quando vive num apartamento, precisa de muitos estímulos e de uma alimentação cuidada, quer para se manter saudável fisicamente, quer para se sentir bem psicologicamente.
O Gato Europeu adapta-se tanto ao interior e exterior. Mas é no exterior que é mais feliz e onde pode ver o seu felino a mostrar todo o seu esplendor, inteligência e capacidade atlética.
Caçador exímio, poderá demonstrar o seu apreço por si, trazendo algum pequeno lagarto ou rato para a porta de casa.
Resumindo, o Gato Europeu é perfeit para um dono que goste de se divertir com um animal que tenha o seu instinto natural bem apurado e que, mesmo assim, continua a ser muito meigo.