Jack Russell Terrier
Raças de Cão

Jack Russell Terrier: enérgico e sempre bem-disposto

Descubra tudo sobre a raça de cão Jack Russell Terrier, qual a sua origem e quais as principais características. Saiba mais aqui!

O Jack Russell Terrier tem uma energia inesgotável, gosta de aventuras e está sempre pronto para a ação. Saiba mais sobre este pequeno amigo de quatro patas.

História e Origem

A raça Jack Russell Terrier leva-nos até ao século XIX e, apesar das suas raízes britânicas, este cão como o conhecemos hoje é oriundo da Austrália.

O Jack Russell Terrier era um típico animal de caça, cujos antepassados eram maioritariamente usados na caça da raposa na Austrália. Da necessidade de encontrar um cão pequeno, ágil e capaz de desentocar as raposas sem as matar, o reverendo John Russell criou esta raça a partir de antigos Terrier (Old English White, Fox e Terrier Preto e Dourado).

Esta raça é ainda hoje utilizada com este propósito, sendo uma das preferidas para a caça da raposa, do texugo e da marmota. No entanto, estes fiéis amigos são agora bastante populares enquanto cães de companhia.

Foi reconhecida como uma raça de pedigree pelo U.K. Kennel Club em janeiro de 2016.

Tamanho

O Jack Russell Terrier é um cão de porte pequeno. Devido ao facto de ter as patinhas mais curtas, este cão é maior em comprimento do que em altura. Pode chegar até aos 30 cm de altura e aos 6-7 kg.

Pelagem

Um dos traços físicos que mais chama a atenção nesta raça é, certamente, a pelagem. Pode apresentar-se de várias formas:
  • Totalmente branca
  • Branca com manchas pretas, castanhas, de várias tonalidades ou ambas. Estas manchas, normalmente, apresentam-se restritas à cabeça ou à base da cauda.
O pelo é curto e a textura pode variar entre liso ou mais cerdoso. São indicadas duas escovagens por semana, para que o pelo de mantenha bonito e saudável.

Personalidade

Este amigo de quatro patas reúne uma série de características e atributos que o tornam num verdadeiro cão de companhia, tanto enquanto membro de família, como companheiro de caçadas.

É atlético, corajoso e destemido. Vivo, independente, inteligente, mas ligeiramente teimoso. Bastante enérgico, habitua-se bem a viver em apartamentos, mas precisa de ser passeado e exercitado com muita regularidade.

É muito amigável e afetuoso para o dono, no entanto a socialização com outros cães necessita de algum trabalho e treino.

Problemas de saúde

Os problemas de saúde mais comuns desta raça passam por:
  • Problemas oculares (cataratas);
  • Problemas neurológicos (ataxia e mielopatia);
  • Problemas de luxação nas patas, por serem curtas.
Se procura um cão ativo, divertido e fiel, o Jack Russell Terrier pode ser a resposta. Vai acompanhá-lo nas suas corridas matinais, nos passeios em família ou em qualquer brincadeira.

Estes cães são muito divertidos, amigáveis e curiosos. Só precisam de alguns momentos de atividade, bem como cuidados de saúde e higiene básicos para serem felizes.