Gato Siamês
Raças de Gato

Gato Siamês: personalidade vincada e cores únicas

O padrão de cor do gato siamês tornam-no um dos mais facilmente reconhecidos em todo o mundo. Descubra tudo sobre esta raça de gatos, qual a sua origem e quais as principais características.
Outrora um gato exclusivo do Rei de Sião, hoje o gato siamês reina em casas espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Este felino tem em si uma das definições mais clássicas de uma raça de gatos: saúde de ferro, personalidade vincada e um aspeto adorável.

História e Origem

De gato sagrado a gato real. A história desta raça é rica na admiração que o ser humano sempre teve pelo gato Siamês.

O gato Siamês teve origem em Sião, atual Tailândia, há centenas de anos. Nessa altura, era um gato sagrado, usado para guardar templos budistas. 

Posteriormente, foi escolhido pelo Rei do Sião como o gato real e só quem pedisse autorização ao rei é que poderia ter um gato Siamês. 

Em 1880, o gato siamês viaja até à Grã-Bretanha chegando assim ao ocidente. Hoje em dia, a seguir ao British Shorthair, o gato Siamês é a segunda raça mais popular no Reino Unido.

Tamanho

O gato siamês tem tamanho médio. Apesar de ser muito forte, musculado e robusto, o seu peso máximo é de 5.5Kg e o mínimo de 2.5 Kg.

Pelagem

A característica que mais sobressai na pelagem de um gato Siamês é a sua cor. A pelagem tem um manto pigmentado nas extremidades do corpo: face, orelhas, membros e cauda. As cores mais clássicas são o azul, chocolate e lilás. No entanto, pode apresentar outras cores.

O gato siamês é extremamente inteligente, extrovertido e comunicativo


Quanto à pelagem em si, é curta, fina e lustrosa e praticamente sem subpelo.
A pelagem do gato Siamês não exige grandes cuidados. Pode optar por fazê-la uma vez por semana, só para remover os pelos soltos.

Acerca da pelagem desta raça, ainda uma curiosidade: quando nascem, os gatos Siameses são brancos. Só a partir do 5ª dia é que se começam a definir as manchas mais escuras nas extremidades do corpo, partes mais frias e que escurecem por isso mesmo. Daí que os siameses de zonas mais quentes sejam mais claros que os siameses de zonas mais frias.

Personalidade

Prepare-se para ser seguido para todo o lado. Um gato siamês gosta de um dono que lhe dê atenção e que o mime com frequência. Chega até a ser possessivo e ciumento, mas na verdade é só muito afetuoso. 

E apesar disto tudo, é um gato independente, de personalidade forte e até de temperamento imprevisível. Extremamente inteligente, extrovertido e comunicativo, a diversão e brincadeira estão garantidas com um gato Siamês por casa.

Problemas de saúde 

A esperança média de vida de um gato Siamês é superior a 15 anos. Há relatos de gatos desta raça que superaram mesmo os 20 anos.

A sua saúde é robusta. No entanto, algumas linhagens de gato Siamês podem estar predispostas a desenvolver problemas graves. Cancros como o linfoma e alguns tumores intestinais estão entre os mais comuns. Podem ainda ter tosse crónica, um prolema relacionado com os brônquios e vomitar com mais frequência do que outras raças.


Um companheiro com personalidade para a vida, cheio de energia e pronto para “adorá-lo” a toda a hora - o gato Siamês é um clássico em qualquer casa.
Não sendo preguiçoso, aprecia o conforto e um ocasional dolce fare niente. Por isso, dá-se muito bem a viver num apartamento. Fora de quatro paredes é também muito feliz, onde pode demonstrar toda a inteligência e instinto felino. Ou então, deitar-se à sombra para fazer uma boa sesta.