Gato dos Bosques da Noruega
Raças de Gato

Gato dos Bosques da Noruega: o encanto da juba de leão

A juba de leão e a aparência encantadora fazem do Gato dos Bosques da Noruega uma das raças mais desejadas em todo o mundo. Descubra tudo sobre este animal,  a sua origem e as principais características.
A aparência de gato selvagem conquista os olhos de quem o vê. O temperamento equilibrado e brincalhão, conquista o coração de quem passa o seu tempo com ele. Assim é o Gato dos Bosques da Noruega. Descubra tudo sobre esta raça.

História e Origem

A origem do Gato dos Bosques da Noruega é tão antiga quanto a história dos Vikings, civilização nórdica que apelidou este gato de “Fada dos Bosques”.

Na altura, ainda selvagem, o Gato dos Bosques da Noruega já apresentava o seu tamanho acima da média e o pelo longo que tanto o caracteriza hoje em dia.

Calcula-se que este felino exista desde o  ano 1000 A.C., ocupando toda a Escandinávia, onde, com o tempo, foi sendo domesticado pelos povos.
A raça do Gato dos Bosques da Noruega foi documentada pela primeira vez neste país em 1930 e, 8 anos depois, a raça teria a sua primeira participação numa exposição de gatos.

Apesar de todo o seu esplendor, foi apenas nos anos 70 que o Gato dos Bosques da Noruega passou além das fronteiras da Escândinavia e chegou a outros países.

Tamanho

O Gato dos Bosques da Noruega é uma raça de tamanho grande. A estrutura óssea sólida, o corpo longo e musculado e a cauda espessa fazem logo notar a sua presença.

Um macho desta raça pode chegar a pesar 9Kg, sendo o peso mínimo de 3Kg, mais comum nas fêmeas que podem ser substancialmente mais pequenas do que os machos.

Pelagem

O Gato dos Bosques da Noruega tem um pelo semi-longo, de brilho suave. Esplendoroso por natureza, apresenta um pelo exuberante à volta do pescoço e tórax, fazendo lembrar a juba de um leão.

O seu subpelo é lanoso e repele a água. Importa dizer que pela sua origem ser nas florestas subárticas da Escandinávia, lida muito bem com temperaturas negativas e o pelo seca muito rapidamente em caso de neve e chuva.

O corpo longo e musculado e a cauda espessa fazem logo notar a presença do Gato dos Bosques da Noruega.


Quanto à cor, o Gato dos Bosques da Noruega tem muitas tonalidades e combinações possíveis. Só não são permitidas as cores chocolate, padrão de lilás ou siamês.

É aconselhável uma escovagem mais frequente para o manter limpo e a brilhar. Quando habituado a esta escovagem desde pequenino, um Gato dos Bosques da Noruega gostará que o faça com regularidade. Esta é também uma excelente forma de criar laços mais fortes com este gato.

Personalidade

À semelhança de muitos outros felinos, também o Gato dos Bosques da Noruega tanto parece muito independente como exige o afeto do seu dono. São  muito amigáveis e brincalhões e têm o instintivo felino ativo. Gostam de escalar e caçar e, quando dentro de uma casa, precisam de se exercitar e brincar com frequência.

No entanto, o Gato dos Bosques da Noruega gosta do exterior e do ar livre, onde pode correr, caçar e escalar mais livremente.

Problemas de saúde 

Esta é uma raça ancestral de gatos saudável, à qual não são reconhecidos grandes problemas hereditários. O Gato dos Bosques da Noruega tem uma esperança média de vida é de 15 anos

Pode acontecer que desenvolva uma miocardiopatia hipertrófica ou um problema de armazenamento de glicogénio no fígado. No entanto, isto só acontece se o criador desta raça continuar a procriação de gatos com estes problemas.

Por fim, não sendo um problema de saúde, importa referir que o Gato dos Bosques da Noruega apresenta um crescimento mais lento em comparação com a maioria das raças de gatos - podem atingir a maturidade apenas aos 4 anos.


A sua aparência de gato selvagem e o seu encanto de fada, como lhe atribuíam os Vikings, fazem desta raça uma das mais apreciadas por razões estéticas. Todavia, o Gato dos Bosques da Noruega conserva bem o seu instinto felino e alia-o à sua personalidade equilibrada e brincalhona, o que o torna um gato perfeito para qualquer casa. Mas de preferência, uma casa com um jardim onde ele possa brincar à vontade.