Cão de Água Português
Raças de Cão

Cão de Água Português: do Algarve para a Casa Branca

O Cão de Água Português foi a raça escolhida pela família Obama como o cão (p)residente. Descubra tudo sobre estes animais, qual a sua origem e quais as principais características.
Não fosse o facto do Cão de Água Português não ter subpelo, talvez muitos nunca teriam ouvido falar desta raça. Foi graças a esta característica que o Cão de Água Português se tornou o animal da família Obama durante a sua presidência. Mas há muito mais a saber sobre esta raça.

Origem

Antes da fama internacional, e fazendo jus ao nome, o Cão de Água Português era colega de trabalho dos pescadores portugueses, que já o conheciam como nadador exímio.

A sua principal função era recuperar o peixe que escapava dos anzóis, ou redes de pesca. Quando era necessário, também salvava os pescadores que não sabiam nadar.

O Cão de Água Português também era utilizado como mensageiro de barco para barco. Uma vez que ainda não haviam rádios, os pescadores conseguiam assim coordenar-se entre si.

Antes da fama internacional, o Cão de Água Português salvava a vida dos pescadores em situações limite.


Mas, eis que chegaram os tempos modernos e a indústria piscatória portuguesa tornou-se exatamente isso: uma indústria moderna com menor necessidade de mão-de-obra. Assim, o Cão de Água Português foi desaparecendo das embarcações dos nossos pescadores. De tal forma, que em 1981, foi considerado pelo Guinness Book of Records a raça mais rara do mundo.

O Cão de Água Português é uma raça portuguesa autóctone, originária do Algarve. Pensa-se ser resultado do cruzamento entre o Barbet e diversas raças locais. É uma raça antiga e acredita-se que partilhe alguns dos mesmos antepassados do que o caniche.

Tamanho

O Cão de Água Português tem porte médio, podendo medir entre 43 a 57 centímetros. Já o seu peso varia entre os 16 e os 25 quilos.

Pelagem

A pelagem do Cão de Água Português pode ser uniforme ou combinada, apresentando o preto, branco e castanho como cores.

O pelo, resistente, pode ter duas variedades: ser longo e ondulado ou ser curto. Na cabeça, forma uma espécie de tufo de pelos ondulados ou de pelo crespo. Ainda quanto ao pelo, esta é uma raça de cães sem subpelo, o que o torna perfeito para famílias com alergia ao pelo dos cães.

A pelagem do Cão de Água Português deve ser escovada e penteada com frequência.

Personalidade

Inteligente, corajoso, cheio de energia, resistente e com um bom faro. Estas são algumas das principais características que marcam a personalidade do Cão de Água Português. O dono deve estar preparado para passar muito tempo ao ar livre com este animal.

O Cão de Água Português é muito ligado à família e não lida bem com a solidão. Por isso, nunca o deixe sozinho no espaço exterior da casa.

Problemas de saúde

O Cão de Água Português é saudável e tem uma esperança média de vida de 14 anos.

Os problemas mais frequentes são:
  • Displasia da anca;
  • Problemas oculares: como atrofia progressiva da retina;
  • Problemas cardíacos: como a cardiomiopatia dilatada.
O Cão de Água Português é um companheiro de família inteligente e dócil que tanto se adapta ao interior como ao exterior. No entanto, precisa de muito espaço e exercício físico. Não se esqueça de o levar para uns mergulhos sempre que possa.