Cão da Serra da Estrela
Raças de Cão

Cão da Serra da Estrela: leal e independente

O Cão da Serra da Estrela é uma das raças mais antigas e populares de Portugal. Descubra tudo sobre este cão de montanha, forte e resistente.

Entre as raças portuguesas, o Cão da Serra da Estrela é a mais popular no nosso país. Esta raça ancestral passou, ao longo de séculos, de proteger rebanhos para ser utilizada na guarda de casas e quintas. A lealdade, porte e inteligência fazem com que, nos dias de hoje, sejam um excelente companheiro para qualquer pessoa que lhe consiga dar o espaço de que necessita.

Descubra a história e origem desta raça, bem como as suas características físicas principais e os traços que lhe definem a personalidade.

História e origem

A verdadeira origem desta raça perdeu-se no tempo. Ainda assim, acredita-se que esta é uma das mais antigas raças caninas da Península Ibérica, sendo que alguns estudos indicam um possível parentesco com o Mastim Espanhol.

Há vários séculos que estes imponentes cães protegem os rebanhos de animais selvagens, lobos e ladrões, em parte devido ao seu tamanho e ao facto de emitirem um som forte ao ladrar. Era nos lugares mais altos da serra, onde, por um lado, o pasto abundava, e, por outro lado, havia muitos predadores, que o papel destes cães mais se destacava.

Tamanho

O Cão da Serra da Estrela é considerado um cão de porte grande a gigante. As fêmeas pesam entre 35 a 45kg e os machos de 45 a 60kg. A sua aparência rústica e a forma de se deslocar tornam-no ainda mais inesquecível.

Este animal é comprido, musculoso e tem ossos robustos. A cabeça é proporcional ao tamanho do corpo, por isso, é grande e arredondada. O focinho tem o mesmo comprimento do crânio, os olhos são médios e ovais, em tons escuros. As orelhas são triangulares e inclinadas.

Pelagem

O Cão da Serra da Estrela pode ter dois tipos de pelagem: uma longa e outra curta. As duas variedades requerem cuidados diferentes.

O pelo comprido requer maior atenção, sendo necessária uma escovagem diária. Já o pelo curto exige apenas uma escovagem semanal. Este processo pode ser realizado com uma luva, escova ou pente.

O banho, para qualquer uma das variedades, deve ser dado o mínimo de vezes possível.

Personalidade

A inteligência, lealdade e beleza do Cão da Serra da Estrela fazem dele, para além de um cão de guarda de excelência, um ótimo cão de família. É muito afetuoso com os seus donos e meigo com as crianças.

Por ter sido criado para trabalhar sem a supervisão humana, o Cão da Serra da Estrela tem um carácter independente. Por isso, suporta bem a ausência do dono, desde que não seja excessivamente prolongada.

No que se refere ao relacionamento com estranhos, a sua personalidade torna-o desconfiado, reservado e territorial. Neste sentido, é importante socializá-lo desde pequeno.

Problemas de saúde mais comuns

O Cão da Serra da Estrela é uma raça tipicamente saudável. No entanto, é afetada por alguns problemas de saúde de origem genética, que podem ser minimizados com uma alimentação adequada.

Esta raça necessita de fazer exercício físico diário. É muito importante que tenha um espaço exterior à disposição, onde possa correr e brincar. Sendo muito resistente às más condições climatéricas, adaptando-se na perfeição à vida no exterior.

Como todos os cães de grande porte, também o Serra da Estrela tem tendência para problemas articulares, nomeadamente displasia da anca e cotovelo. São patologias com forte componente genética e o despiste dos progenitores diminui a probabilidade de doença na descendência. Outro problema que pode afetar este tipo de raças é a torção de estômago, considerada uma emergência médica.

O Cão Serra da Estrela é muito acarinhado em Portugal. Animais imponentes e muito competentes nas tarefas que desempenham. Em suma, são a escolha certa para um dono com um estilo de vida, preferencialmente, campestre ou para alguém que tenha acesso a um espaço exterior.