Bullmastiff
Raças de Cão

Bullmastiff, o guardião da Grã-Bretanha

Criado para ser um cão de guarda, o Bullmastiff é também um excelente animal de companhia, que adora a família. Descubra tudo sobre esta raça, qual a sua origem e quais as principais características.
Musculado, veloz e independente, o Bullmastiff é um animal imponente, oriundo de terras de Sua Majestade. Descubra tudo sobre esta raça. 

Origem

No século XIX a Grã-Bretanha era assolada pela caça e pesca ilegal. Para tentar controlar esses problemas, os criadores de cães tentaram desenvolver uma raça para guardar os territórios mais suscetíveis a estes atos.

Foi por esta razão que surgiu o Bullmastiff, resultado do cruzamento entre a raça Mastiff e o Bulldog Inglês. Ao primeiro, o Bullmastiff foi buscar as características que o tornaram num excelente cão de guarda. Ao segundo, a resistência e velocidade que precisava para estar à altura dos problemas que tinha para resolver.

O Bullmastiff é ainda hoje utilizado como cão de guarda, mas é como cão de companhia que continua a escrever a sua história recente.

Tamanho

O Bullmastiff é um cão de grande porte. Pode atingir os 69 centímetros de altura e o seu peso pode chegar aos 59 quilos para os machos, e aos 50 quilos no caso das fêmeas.

Esta é a faixa de peso normal do Bullmastiff. No entanto, este é um cão propenso à obesidade e daí podem surgir outros problemas de saúde. Por isso, os seus donos devem prestar atenção à evolução e manutenção correta do peso deste patudo.

Pelagem

A pelagem do Bullmastiff também é outra das suas características escolhidas a dedo aquando a sua criação no século XIX.

As tonalidades de fulvo, tigrado ou vermelho da sua pelagem, aliadas à máscara negra no focinho permitiam que se camuflasse antes de capturar os invasores. A sua pelagem pode ainda conter uma pequena mancha branca no peito.

É importante treinar o Bullmastiff com firmeza e consistência, mas sem ser agressivo.


Quanto ao pelo em si, é curto, áspero e bastante acamado. Por isso, basta uma escovagem regular para remover os pelos soltos.

Personalidade

O Bullmastiff é um cão muito protetor e territorial. Deve por isso, desde bebé, ter uma experiência social ativa e, logo que possível, ser submetido ao treino. Desta forma, o dono conseguirá ter um cão equilibrado, capaz de ser tão bom cão de companhia como de guarda.

O Bullmastiff adora passar tempo com a família, com a qual é muito afetuoso. Os pais podem confiar nele ao lidar com crianças, mas não os devem deixar sem vigia. O tamanho do Bullmastiff, por si só, pode magoar uma criança.

Este cão também tende a criar uma ligação muito forte com o seu dono, podendo chegar ao ponto de criar uma relação de dependência excessiva.
Apesar do seu tamanho, o Bullmastiff adapta-se ao interior de apartamentos, desde que estes tenham muito espaço e que os donos exercitem o cão diariamente. No entanto, é no exterior que o Bullmastiff se sente melhor.

Problemas de saúde

O Bullmastiff é um cão saudável. Mas, à semelhança de outras raças com o focinho achatado, pode apresentar:
  • Problemas respiratórios;
  • Propensão à obesidade;
  • Problemas articulares, renais, oculares e tumorais.
Um cão da raça Bullmastiff tem uma esperança média de vida de 11 anos.

É a relação entre o dono e o cão que define se este último tem uma personalidade equilibrada. Quando se trata de um Bullmastiff, é importante que o dono saiba treinar o seu cão com firmeza e consistência, mas sem ser agressivo. Desta forma, terá consigo um Bullmastiff que o guardará com afeto para a vida.