Raças de Cão

Braco Alemão Pelo Curto: leal e enérgico

O Braco Alemão Pelo Curto é uma raça ativa, com índices de energia surpreendentes e muito amor para dar. Descubra mais sobre este animal.

O Braco Alemão Pelo Curto, também conhecido como perdigueiro, faz jus à sua origem de caçador. Mas, ao longo de séculos, evoluiu para se tornar um companheiro inseparável de qualquer família. Descubra tudo sobre a raça.

Origem

O aparecimento Braco Alemão Pelo Curto remonta aos finais do séc. XIX. Todavia, o desenvolvimento da raça como a conhecemos hoje deu-se durante os anos seguintes. Os criadores flamengos que desenvolveram a raça procuravam um novo cão de tiro que apontasse, seguisse os rastos e recuperasse as presas abatidas, em terra, nos rios ou em terrenos pantanosos.

Existem várias teorias no que respeita à origem do Braco Alemão Pelo Curto. Alguns cinólogos defendem que descende de cães alemães, outros que vem do cruzamento do Braco Italiano com outras raças autóctones.

A versão mais provável, no entanto, aponta para o cruzamento entre Perdigueiro de Burgos, Foxhound Inglês, Pointer Inglês e algumas raças de cães de caça alemãs.

Tamanho

O Braco Alemão Pelo Curto é um cão de porte grande, com uma altura aproximada de 55 a 64 centímetros, podendo atingir 32 kg. De aparência esbelta, o seu dorso é curto, o peito profundo e tem uma estrutura óssea sólida.

A cabeça é longa, assim como as suas orelhas. O pescoço é elegante, combinando com as costas fortes, as pernas musculadas e a cauda grossa e reta. É um cão de aparência nobre, muito apreciado pelo seu porte que irradia força e resistência.

Pelagem

A pelagem do Braco Alemão Pelo Curto é densa e seca, pedindo cuidados moderados de limpeza. Fácil de manter, apenas necessita de ser escovado semanalmente e de banhos ocasionais. As suas tonalidades têm por base o castanho ou cinza, podendo variar com padrões de castanho e branco.

Personalidade

O Braco Alemão Pelo Curto é um excelente cão de família. É uma raça alegre, enérgica e que aprecia a companhia dos seus donos. Como não lidam bem com a solidão, estes animais exigem alguma compatibilidade com a vida dos donos.

Têm tendência para ladrar, sendo por isso um bom cão de guarda, mas sem serem agressivos. Como cão de tiro, é um parceiro inteligente, versátil e dotado com grande resistência física, adaptando-se a quase todos os cenários.

O perdigueiro tem aparência nobre e um porte que irradia força e resistência.



Em virtude dessa energia e vitalidade, é um ótimo companheiro para atividades desportivas ao ar livre, tais como corridas ou passeios de bicicleta. Caso fique sozinho por longos períodos, é possível que se torne indisciplinado e destrua alguns objetos, móveis e calçados.

Problemas de saúde

A esperança média de vida do Braco Alemão Pelo Curto varia entre 12 e 15 anos. Sendo um cão com bastante resistência, apresenta poucos problemas de saúde. Entre os mais comuns, encontram-se problemas articulares (osteocondrite dissecante), cardíacos (estenose sub-aórtica), oculares (atrofia progressiva da retina) e infeções de ouvidos.

É importante estar atento ao risco de obesidade que o Braco Alemão Pelo Curto caso não tenha um alto nível de exercício físico. Vivendo no campo, é também necessário cuidar a presença de carrapatos na pele, que podem transmitir doenças graves. 

Sendo o Braco Alemão Pelo Curto criado para atuar na caça de animais, não se adapta bem a espaços pequenos, tais como apartamentos. Se possível, este deve ser um cão a criar numa casa com um bom espaço exterior, suficientemente grande para permitir que corra e brinque à vontade.

O Braco Alemão Pelo Curto é adestrado facilmente, exige alguns cuidados, carinho, atenção e paciência, principalmente nos primeiros dias de adaptação à família. Incansáveis, são também obedientes e gostam de estar envolvidos em todas as atividades diárias. É um parceiro perfeito para famílias ativas, e que recompensa os seus humanos com muita diversão e amor.