gato american shorthair
Raças de Gato

American Shorthair, o gato dócil que adora crianças

O American Shorthair é uma raça de gatos com uma saúde de ferro e uma longevidade capaz de acompanhar o crescimento de uma criança até ao momento em que chega à idade adulta. Descubra tudo sobre a raça de gatos American Shorhair, qual a sua origem e as principais características.
Os gatos American Shorthair foram reconhecidos como raça oficial apenas em 1980. No entanto, eram populares nos Estados Unidos e no Japão muito antes disso, quer pelo seu feitio dócil, quer pelo sua beleza. Mas para que esta raça tenha uma vida saudável, é importante que o dono esteja atento à alimentação e exercício físico. Saiba tudo sobre esta raça.

História e Origem

O American Shorthair tem como local de origem os Estados Unidos da América. Mas, à semelhança dos colonos britânicos que hoje perfazem a população americana, também estes gatos são descendentes de gatos vindos do Reino Unido. Este gato é o resultado do cruzamento do gato comum com as raças Brithish Shorthair, Brumês e Persa.  

À semelhança de praticamente todas as raças de gatos, os American Shorthair também eram criados no início para trabalhar e viver no exterior. A função? Manter os roedores fora das quintas, celeiros, casas e navios.

Tamanho

O American Shorthair é um gato de porte médio a grande. Normalmente, só os gatos machos atingem o porte grande, podendo pesar até 7 Kg. No caso das fêmeas, gatas de porte médio, podem pesar de 3.5 a 5.5 Kg. Este é um gato robusto, musculoso e com uma boa estrutura óssea. Apesar disso, o dono deve prestar atenção à alimentação e exercício físico do gato, uma vez que o animal pode desenvolver problemas com a obesidade.

Pelagem

A pelagem do American Shorthair é curta, brilhante, lisa, com sub-pelo bastante desenvolvido. É também espessa, o que lhe permitia manter-se quente quando trabalhava em celeiros nas noites frias da América.

Na verdade, a pelagem do American Shorhair não difere muito do gato comum, precisando dos mesmos cuidados do que este: um par de escovagens durante a semana, para remover o pelo solto, é o suficiente.

Quanto às cores, são comuns muitas variações, como o branco, preto, azul e vermelho.

Personalidade

Embora excelentes caçadores, os American Shorthair são muito calmos e amigáveis. É um gato sociável, que gosta de brincar com a família e de receber muitos mimos.

Relativamente independente, não é um gato que goste de colo com frequência e à semelhança de muitas outras raças, só brinca quando quer. É, no entanto, aconselhável que utilize jogos interativos, de forma a evitar problemas com excesso de peso.


Problemas de saúde

O gato American Shorthair é muito saudável, mas é necessário controlar o peso. Podem desenvolver alguns problema cardíacos, mas não está provado que isto esteja relacionado com os seus genes. Já devido à sua face mais achatada, pode desenvolver problemas oculares ou respiratórios. A esperança média de vida de um gato American Shorthair pode ir dos 15 aos 20 anos.

Se tem cães ou crianças em casa, saiba que o American Shorthair lida bem com os dois. É um gato que gosta de crianças e que é tolerante com os cães. Graças à sua flexibilidade e à sua história, são tão felizes no interior de um apartamento quanto numa casa onde possam ter toda a liberdade no exterior. Em qualquer das situações, este é um gato que gosta muito de mimos.