Raças de Gato

Abissínio: sociável e meigo

O Abissínio é uma das raças felinas mais antigas do mundo, mas ainda tem muitos mistérios por desvendar. Descubra mais sobre este felino peculiar.

Pensa-se que o Abissínio terá tido origem na antiga Abissínia, na Etiópia, região que lhe dá o nome. Porém, em virtude de nunca se ter encontrado evidência da sua existência na zona, e dada a sua semelhança com o gato Sagrado do Egipto, há quem sustente a hipótese de que estes gatos provêm efetivamente do país da pirâmide de Quéops.

Sociável, tímido e de miar discreto, é um gato que se adapta melhor em apartamentos, onde procura diferentes modos de se entreter. O Abissínio precisa de extravasar a sua energia, mas prefere fazê-lo com humanos por perto. Saiba tudo sobre esta raça.

Origem

O Abissínio foi reconhecido pela primeira vez em 1882, em Inglaterra. Calcula-se que a origem se deva a cruzamentos com o British Shorthair e, mais tarde, com raças orientais. A sua história no Reino Unido é um tanto obscura, mas os estudos realizados indicam que terá trazido de volta pelo exército da atual Etiópia, na década de 1860.

Algumas teorias defendem que, na realidade, o Abissínio provém de uma zona totalmente diferente, no sudeste asiático. Recuando até ao século XIX, é possível ver a presença destes animais em fotografias antigas e já foi descrito, numa revista inglesa, como um gato asiático.

As duas guerras mundiais, em conjugação com uma epidemia de leucemia felina que ocorreu nos anos 60, contribuiu para a redução do número de felinos. Atualmente, já não se encontra em perigo de extinção.

Os gatos Abissínio de pelo comprido, encontrados em ninhadas ao longo de vários anos, levaram a que se tornassem uma raça separada, a Somali, a partir de 1970. 

Tamanho

Com uma aparência aristocrata, de pequeno felino selvagem, elegante e harmonioso, o Abissínio é um gato de tamanho médio, ágil e forte, frequentemente descrito como "pequenos pumas". As suas pernas são longas e delgadas e a cabeça redonda, com pequenos tufos nas pontas das orelhas.

O peso varia entre 4 e 7,5 Kg e existem em duas variedades: o europeu e o oriental, sendo que o que os distingue é o formato da cabeça. No caso do europeu, observa-se uma cabeça mais globulosa e, no oriental, mais alongada.

Pelagem

A pelagem do Abissínio é densa, curta ou média na coluna dorsal, e apresenta duas ou três faixas de cor, alternando entre o claro e o escuro em cada pelo e com a extremidade escura. Essa marcação dá um efeito especial à pelagem, fazendo lembrar uma lebre ou do coelho. Entre as cores reconhecidas destacam-se o azul e o vermelho.

Personalidade

O Abissínio é um gato muito ativo, sociável e brincalhão. Com porte atlético, necessita de espaço para se exercitar diariamente. É conhecido por ser leal, muito dedicado e afetuoso para com o seu dono.

Esta raça de felinos tem uma personalidade forte, é independente, mas necessita de atenção. É aventureiro na escalada e segue o seu dono para todo o lado. Muito inteligente, o Abissínio gosta de ser elogiado e apoiado.

Problemas de saúde

Estes são os principais problemas de saúde do Abissínio:
  • Deficiência de piruvato quinase, uma doença hereditária que pode causar anemia, pela redução dos glóbulos vermelhos.
  • Atrofia progressiva da retina, um problema ocular que causa cegueira de forma progressiva, principalmente na visão noturna, um dos primeiros sintomas.
Uma alimentação adequada e de qualidade reflete-se numa melhor garantia para que o Abissínio possa disfrutar de uma vida longa e saudável.

Resumindo, o Abissínio gosta se ficar perto da sua família humana. Sociável e curioso, adora explorar os espaços e brincar, o que o torna uma excelente companhia.