Pato
Alimentos

Pato: nutritivo e saboroso

A carne de pato faz as delícias do palato e do organismo. Descubra tudo sobre as vantagens e propriedades deste alimento.

O que torna a carne de pato tão procurada por atletas, chefs, nutricionistas, grávidas e apreciadores gourmet? Descubra os benefícios para a saúde e propriedades únicas da carne de pato.

Os benefícios da carne de pato

O pato é uma escolha altamente nutritiva e saborosa. Estes são os principais benefícios para a saúde.

Poucas calorias


A sua carne é uma boa fonte de proteína de alta qualidade e sem a pele tem ainda menos calorias do que o frango (também sem pele). Por isso, esta carne pode fazer parte de uma dieta variada e equilibrada.

De facto, se não se consumir a pele, a carne de pato tem cerca de 6 g de gordura por cada 100 g de carne, em vez de 38 g de gordura por 100 g. Este facto faz com que o teor calórico da carne de pato fique muito próximo de outras carnes brancas.

Efeito regulador

Entre as principais vantagens do consumo da carne de pato contam-se o normal metabolismo produtor de energia e a regulação do funcionamento do sistema nervoso e da sua normal função psicológica. Contribui ainda para a manutenção da saúde da pele normal e para a redução do cansaço e da fadiga.

Saúde da pele e olhos

A riboflavina, vitamina presente na carne de pato, tem ainda um papel benéfico a nível dos glóbulos vermelhos, da pele e da visão normal. E ajuda na proteção das células contra as oxidações indesejáveis. Este efeito deve-se à presença de zinco. 

Coração e músculos

Mas a carne de pato contém também potássio em quantidades consideráveis. O potássio contribui para o normal funcionamento muscular e manutenção da pressão arterial normal. 

Por todos estes motivos, o consumo de pato (de preferência sem pele) é recomendado numa dieta equilibrada.

Origem da carne de pato

Há muito que a carne de pato é apreciada pelo Homem. Embora os gregos e egípcios da antiguidade não lhe façam referência, sabe-se que já no tempo do imperador Júlio César (século I a.C.) estas aves viviam em cativeiro na Roma Antiga, o que pressupõe o seu consumo.

Na China, durante a dinastia Yuan (século XIII), a carne de pato tornou-se conhecida pelas suas excelentes qualidades gastronómicas. Era comum o imperador sair para caçar uma raça selvagem de patos com penas brancas, de Pequim, e fazer banquetes com a sua deliciosa carne.

Com uma camada de gordura generosa a envolver todo o corpo, a carne de pato tem um sabor rico, delicado e inconfundível



Nessa época o seu consumo era restrito à corte imperial e servia-se na forma de pato à Pequim (assado), mas com o passar do tempo a carne desta ave democratizou-se, chegou ao povo e hoje a receita apreciada pelos nobres de então é uma das mais típicas e famosas da culinária chinesa.

Com carne vermelha de textura macia, uma camada de gordura generosa a envolver todo o corpo e um sabor rico, delicado e inconfundível, o pato tem conquistado adeptos um pouco por todo o mundo. No que diz respeito à preparação e ao consumo agrada aos mais afamados chefs de cozinha e também aos comensais que não dispensam os prazeres da boa mesa.

Como consumir carne de pato

Existem muitas formas recomendadas para consumir carne de pato. As mais comuns são num estufado, assado ou grelhado. Mas também brilha se for cozido ou frito.

O cardápio da gastronomia francesa eleva a carne de pato ao estatuto gourmet, com o magret, o confit, o soufflé e o foie gras de canard como exemplos de uma haute cuisine sofisticada. Nós, por cá, também lhe fazemos honras, com o arroz de pato e o pato assado no forno nas preferências dos paladares nacionais.

Como consequência de uma maior procura, a diversidade de pato no mercado tem vindo a crescer. Não há muitos anos, a possibilidade de compra reduzia-se ao pato inteiro, nas grandes superfícies ou talhos. Hoje, a oferta é muito variada.

Nas lojas Continente, encontra a melhor seleção de carne de pato, fresca ou congelada: peitos e pernas, patos inteiros ou em metades, as moelas e até o pato desfiado só à espera que se lhe junte água e arroz.

O que torna a carne de pato tão procurada?

O pato é um elemento essencial para uma dieta nutritiva e saborosa. Pelas suas propriedades nutricionais, sabor exclusivo e versatilidade culinária, o consumo de pato tem vindo a crescer. Visite uma das nossas lojas ou descubra online a nossa vasta gama de carne de pato.