Alimentos

Pão de Ló e Amêndoas Caramelizadas com Filipa Gomes

Quer tornar a sua Páscoa ainda mais doce? Neste novo vídeo da Academia Continente, a Filipa Gomes, apresentadora e amante da cozinha, vem-nos ensinar a confeccionar dois doces típicos da Páscoa.

Se é fã daquele Pão de Ló húmido e das tão características Amêndoas caramelizadas, então não vai querer perder estas receitas, perfeitas para fazer em casa com a família. Assista a este e a muitos outros vídeos de Culinária aqui, na Academia Continente, e fique atento aos próximos temas.

Pão-de-ló Ingredientes:
12 ovos inteiros
200 g açúcar
1 c. chá extrato de baunilha
100g farinha de trigo sem fermento

Pré-aquecer o forno nos 180º. Dobrar 1 folha de papel vegetal ao meio e voltar a dobrar mais 2 ou 3 vezes, pelo centro, de forma a conseguir cortar um círculo.

Untar um dos lados com manteiga, colocando essa parte em contacto com a base da forma de 24cm de diâmetro, e calcando bem em todos os cantos, para ficar bem forrado.

Na taça da batedeira juntar 4 ovos inteiros e mais 8 gemas (guardar as restantes claras num saco zip e congelar para usar mais tarde, e guardar 1 delas para fazer a receita das amêndoas caramelizadas).

Juntar 200g de açúcar e 1 colher de chá de extrato de baunilha e bater até triplicar de volume. Juntar 100g de farinha de trigo sem fermento peneirada 2 vezes e envolver delicadamente até estar bem homogêneo.

Deitar na forma e levar ao forno por 18-20 minutos. Retirar e deixar arrefecer antes de desenformar.

Amêndoas caramelizadas Ingredientes:
1 clara de ovo
100 g de açúcar
500 g amêndoas cruas com pele
1 c. chá rasa sal fino
1 c. chá rasa canela

Pré-aquecer o forno nos 150º. Numa taça média juntar 1 clara de ovo, 100g de açúcar e bater com uma vara até espumar.

Juntar 400g de amêndoas cruas com pele, 1 c chá rasa de canela e outra de sal. Envolver bem e espalhar sobre o tabuleiro do forno.

Levar a assar por 15 minutos. Passado esse tempo, revolver as amêndoas e assar por mais 15 minutos.

Retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de servir ou guardar num frasco de fecho hermético.