Padel: o que é

Novidades

Padel: o que é, quais as regras e como jogar

Saiba mais sobre o que é o Padel, como jogar, quais as regras e conheça roupas e acessórios da marca BERG disponíveis no Continente.
O padel está na moda e já são muitos os adeptos desta modalidade em Portugal e por todo o mundo. Semelhante ao ténis, mas com algumas diferenças significativas, o padel é um desporto completo e intenso, uma ótima opção desportiva, e que pode ser um excelente momento de convívio entre amigos, entre colegas de trabalho, ou até em família. Descubra o que é o padel, como jogar e qual o equipamento necessário.

Padel: o que é?

 

O padel joga-se com raquetes e a pares, num campo retangular e com uma rede ao meio, tal como acontece no ténis, mas com algumas diferenças. A primeira é que as dimensões são menores. As paredes nos fundos e nas laterais são outra marca diferenciadora deste desporto, bastante dinâmico e divertido.

Uma das curiosidades é que as origens do padel remontam aos finais do século XIX, com os marinheiros ingleses a tentarem adaptar o ténis às condições que tinham nos navios. Contudo, só nos anos 1970, no México, que nasceu a primeira quadra de padel do mundo. Em Portugal, o padel começou a ganhar maior relevo no final dos anos 1990. Segundo a Federação Portuguesa de Padel, já existem cerca de 400 campos de padel no nosso país

Quais os benefícios do padel para a saúde?


A prática regular de padel tem vários benefícios para a saúde. Estes são os principais.

Promove a saúde cardiovascular


O Padel é um desporto exigente, que obriga a mudanças rápidas de velocidade, esforços continuados dos membros superiores e inferiores, e que trabalha a respiração, a coordenação motora e os reflexos. Tudo isto aumenta a resistência cardiovascular, essencial para a prevenção de doenças cardíacas.  

O padel é adequado para todas as idades


O padel pode ser jogado em qualquer idade porque se adapta ao ritmo de cada jogador. Tal como no ténis, o nível e a intensidade do jogo dependem de quem joga pelo que, desde que escolha parceiros do mesmo nível, o exercício será ajustado à sua capacidade física e vai permitir evoluir gradualmente.

Ajuda a aliviar o stress

Se procura um desporto para ajudar a relaxar e a aliviar o stress, o padel pode ser uma excelente resposta. Este é um jogo que exige concentração e foco nos movimentos da bola, sem tempos mortos e sem muito tempo para pensar em preocupações externas ao jogo.

Ajuda a regular o peso


Dependendo da intensidade de jogo, uma hora de padel pode queimar até 500 calorias. Em particular, o padel trabalha os grupos musculares das pernas, glúteos, coluna e abdómen. Por isso, este é um desporto indicado para quem procura regular o peso de forma saudável e divertida.

Melhora a qualidade do sono


O padel é um desporto exigente que exige grandes quantidades de energia. Como todas as práticas intensas, a seguir ao padel instala-se uma sensação de relaxamento que promove uma melhor qualidade de sono.

Qual a diferença entre padel e ténis?

 

Apesar de semelhantes, existem algumas diferenças significativas entre padel e ténis. O padel é jogado em campos (chamados quadras) mais pequenos e fechados com paredes, de 20 metros de comprimento por 10 metros de largura. Aqui, as paredes também fazem parte do jogo, pois a bola pode bater na parede e continua em jogo.

A raquete de padel é mais pequena do que a de ténis, sendo composta por fibra de carbono, vidro ou alumínio, e orifícios que permitem a passagem do ar. O estilo de serviço também difere entre o ténis e o padel - enquanto no ténis os jogadores servem a bola lançando-a acima do nível da cabeça, no padel o serviço é feito à altura da cintura ou abaixo.

Como jogar padel: conheça as regras

 

Jogar padel é simples e divertido e as regras são intuitivas, principalmente para quem já tem a experiência do ténis.

Sistema de pontos

 

O sistema de pontos é igual ao do ténis. O primeiro ponto vale 15, o segundo vale 30 e o terceiro vale 40. Ao quarto ponto diz-se “jogo” - ou seja, o jogador vence a ronda em questão e passa-se à seguinte, a partir do 0. Caso haja empate aos 40, é necessário continuar a jogar até que exista uma diferença de dois pontos. O ponto seguinte chama-se “vantagem” e só se o jogador conseguir um novo ponto é que vence o “jogo” (a ronda em questão).

Os encontros decidem-se à melhor de 3 sets, sendo que cada set será ganho pela dupla que conseguir chegar primeiro aos 6 jogis, sempre com a diferença de 2 jogos. Um par terá de ganhar pelo menos 2 dos 3 sets para vencer a partida.

Escolha de campo e serviço

 

A escolha de campo e da primeira equipa a servir será feita por sorteio. A dupla que ganhar o sorteio poderá escolher:
  • Se quer servir primeiro, deixando a outra dupla escolher o campo;
  • Se quer escolher o campo, deixando a outra dupla servir primeiro;
  • Ou se quer deixar os adversários escolher em primeiro lugar.

Serviço


Todos os pontos começam com o serviço, sendo que se for falhado a primeira tentativa o jogador tem direito a repetir mais uma vez. Quem serve deverá estar atrás da linha de fundo e a bola terá de passar por cima da rede de jogo e bater primeiro dentro do quadrado de serviço na diagonal oposta antes de o adversário jogar a bola.

Resposta

 
O jogador que responde ao serviço deve esperar que a bola toque dentro do quadrado de serviço antes de responder. Caso a bola toque uma segunda vez no solo antes da resposta será ponto para a equipa adversária.

Regas de pontuação

 

É ponto quando uma equipa devolve a bola para o campo dos adversários e estes não são capazes de devolvê-la antes de a bola tocar duas vezes no solo. Depois de golpeada, a bola pode ressaltar diretamente no campo contrário ou primeiro nas paredes do próprio lado e depois no campo contrário. Se a bola ressaltar no campo contrário e depois for bater na malha metálica ou numa das paredes também se considera a jogada válida. O mesmo se a bola tocar no campo contrário e depois sair dos limites do campo, batendo no teto ou nos postes de iluminação.

A jogada não é considerada válida se um jogador devolver a bola antes desta ter passado a rede, ou se responder diretamente depois de a bola ressaltar numa das paredes do seu lado, sem a deixar bater no solo primeiro.

Se um jogador bater duas vezes seguidas na bola ou se devolver a bola para fora do campo do adversário perde o ponto. O mesmo no caso de o serviço ser feito fora do limite da área de serviço.

Acessórios e roupa de senhora e homem de padel


Para jogar padel deve estar devidamente equipado – algo essencial para jogar confortavelmente e evitar lesões. Foi por isso que o Continente decidiu lançar uma nova linha de artigos de padel da marca Berg, tornando esta modalidade mais acessível a todos. Aqui ficam os acessórios de padel que não lhe podem faltar.

Raquete

 

A raquete de padel Confort Control da Berg, com formato redondo e leve e fita para prender no pulso, é uma excelente opção para disfrutar da modalidade deste o primeiro instante. É uma boa escolha para quem procura bom controlo, potência e um fácil manuseamento.

Mochila de padel

 
Aposte numa mochila que lhe permita guardar a raquete e que tenha um compartimento separado respirável para o calçado. Em alternativa, escolha uma mochila multiusos, que além do material de padel, lhe permita guardar também o portátil, ideal para uma partida depois do trabalho.
 

Bolsa de cintura

 
Para guardar os seus itens pessoais enquanto pratica padel, escolha uma bolsa de cintura prática e discreta. Para os mais aventureiros, a Berg conta ainda um modelo de bolsa azul resistente.

Grips


Os grips são aplicados no punho da raquete de padel para melhorar a aderência, aumentar o conforto e evitar bolhas nas mãos. Estes grips em poliuretano têm uma estrutura antiderrapante e uma película protetora que proporciona maior aderência, ajudando a absorver as vibrações no momento da pancada.

Roupa


O padel é um desporto intenso e que requer roupa prática e confortável. No Continente irá encontrar diferentes modelos de t-shirts para mulher e para homem, bem como calções para a prática da modalidade.

Punhos elásticos

Complemente o seu outfit com uns punhos elásticos em algodão, para ajudar a jogar com maior conforto. Estes punhos são especialmente úteis para controlar o suor do rosto, sem interromper o jogo.

 
Com estes essenciais para jogar padel, está pronto a entrar em campo. Encontre tudo o que precisa para praticar esta modalidade desafiante no Continente e comece a somar pontos para sua saúde.