O Verão está a chegar e com ele vem também a vontade de passar os dias na praia, de manhã até ao sol de pôr. No entanto, a exposição solar sem qualquer tipo de proteção pode levar a problemas de saúde. Para evitar isso, o protetor solar deve ser o seu melhor amigo durante todo o ano, mas especialmente no verão.
Saiba o que deve ter em conta para encontrar o melhor protetor solar para garantir que a sua pele fica devidamente protegida.
Benefícios de usar protetor solar
O sol é uma fonte inesgotável de benefícios para a saúde, especialmente pela vitamina D que emana, que é tão importante para o bom funcionamento do organismo.
Ainda assim, a exposição solar prolongada e sem protetor solar pode ter efeitos contrários, graves e até irreversíveis para a sua pele e para a sua saúde. Por isso, o protetor solar deve marcar presença em qualquer mala de praia.
Entre os principais benefícios de usar protetor solar, destacamos os seguintes:
- Reduz o risco de cancro de pele
- Protege contra queimaduras solares e manchas de pigmentação
- Previne o envelhecimento prematuro da pele
- Mantém um tom da pele (bronzeado) uniforme
Opte por um FPS 30 ou superior
A capacidade de um protetor para defender a pele dos raios UVB é indicada pelo fator de proteção solar apresentado nos rótulos através da sigla FPS.
A Direção-Geral da Saúde recomenda o uso de um produto com FPS 30, no mínimo, que deve impedir a passagem de 96,7% da radiação UVB. Já o FPS 50 deve filtrar 98% daquela radiação.
Assim, a sua escolha deve recair entre estes dois FPS, independentemente do tipo e cor da pele.
Escolha uma proteção de amplo espetro
É importante que escolha um protetor solar de amplo espetro, ou seja, que além de proteger contra os raios UVB, ofereça também proteção contra os raios UVA, a radiação que favorece o envelhecimento precoce da pele.
Se precisar de proteção contra a luz visível
Para pessoas com melasma, a luz visível, em particular a luz azul (emitida pelo ecrãs de computadores televisores, telemóveis, etc.), tem demonstrado ser também em parte responsável pela hiperpigmentação.
Neste caso, o ideal é optar por um protetor que inclua, além da proteção UVB e UVA, uma proteção contra a luz visível.
Tipos de pele, tipos de protetores
Protetor solar para pele seca ou normal
Se tem pele seca, pode preferir um protetor com ingredientes hidratantes como o ácido hialurónico ou a glicerina.
Se a sua pele é normal pode usar o protetor solar que quiser, tudo dependendo da sua preferência.
Protetor solar para pele oleosa ou mista
Se tem pele oleosa ou mista, opte por um protetor isento de óleo e que não obstrua os poros ou piore as borbulhas. Um produto leve e de rápida absorção.
Protetor solar para pele sensível
Se tem a pele sensível, escolha um protetor físico, também conhecido como mineral, que contém óxido de zinco ou dióxido de titânio, pois tende a ser menos irritante do que os protetores químicos.
São de evitar também os produtos com fragrâncias ou outros aditivos que possam ser irritantes para a pele.
Veja se é resistente à água
Recorde que “resistente à água” não significa que o protetor solar é “à prova de água” ou de suor.
Normalmente, estes protetores têm uma durabilidade de 40 minutos a 80 minutos enquanto nada ou transpira. Reaplique o produto pelo menos a cada 2 horas e ainda mais frequentemente se estiver a nadar ou a exercer uma atividade que o faça suar.
Protetor solar facial
Com cor ou sem cor? A cor nos protetores é hoje também um elemento de proteção contra a radiação solar e a luz visível, mas trata-se sobretudo de uma questão de preferência pessoal.
Há quem prefira usar protetores sem cor, que permitem a aplicação de maquilhagem. E há quem prefira protetores com cor, porque permitem o disfarce imediato de manchas e hiperpigmentação, eliminar a vermelhidão da rosácea e até corrigir lesões ou cicatrizes da acne.