Novidades

8 dicas de gestão de tempo e produtividade

A gestão de tempo e produtividade é crucial para conseguir ter uma rotina diária saudável e onde existe um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Confira as nossas dicas.
Uma boa gestão de tempo e produtividade é fundamental para uma rotina diária saudável, tanto em termos pessoais como profissionais.

A pandemia da COVID-19 forçou milhões de portugueses a alterarem as suas rotinas e hábitos de forma repentina, afetando a sua vida no geral. Muitos profissionais viram-se obrigados a trabalhar em regime de teletrabalho e em regime híbrido conforme o avançar e recuar da pandemia, até voltarem ao trabalho presencial.

Estas alterações constantes afetaram significativamente a vida das pessoas, especialmente no que diz respeito à produtividade e motivação, que se extinguiam com o passar do tempo em confinamento e com a responsabilidade de tentar encontrar um equilíbrio entre o universo pessoal e profissional.

Agora que a maior parte dos trabalhadores está a voltar aos locais de trabalho presenciais e a uma nova rotina, a gestão de tempo e produtividade torna-se ainda mais importante. Assim, propomos algumas dicas para melhorar a gestão de tempo e aumentar a produtividade no dia a dia.

Dicas de gestão de tempo e produtividade

1. Estabelecer uma rotina saudável de sono

Uma boa rotina de sono trata-se de utilizar as ferramentas certas para conseguir dormir o tempo adequado e com qualidade.

O tempo varia de pessoa para pessoa, mas o recomendado para um adulto varia entre 7 e 9 horas de sono diárias. E tão importante quanto a quantidade de horas dormidas, é a qualidade do sono.

Por isso, invista num bom colchão e numa almofada adequada e em garantir que se deita e se levanta todos os dias à mesma hora. Isto tornará as suas noites mais calmas e os seus dias mais produtivos.

2. Ter uma alimentação saudável e beber água

Comer de forma saudável e manter-se hidratado ao longo do dia pode melhorar, além da saúde, o seu desempenho profissional.

Não salte refeições, especialmente o pequeno-almoço, evite fast-food e não abuse do café ao longo do dia. Leve marmita, opte por pratos diversificados e por snacks e lanches mais saudáveis para ir comendo ao longo do dia.

No que diz respeito à água, pode colocar lembretes no telemóvel para não se esquecer de se manter hidratado e mantenha a sua garrafa de água por perto (por exemplo, em cima da secretária).

3. Fazer pausas regulares

Uma boa gestão de tempo implica fazer pausas regulares. Além de serem importantes para se alimentar e hidratar ao longo do dia, as pausas ajudam a manter a concentração e a melhorar a produtividade.

Sendo que a atenção dura, aproximadamente, 50 minutos, fazer pequenas pausas de 5 a 15 minutos irá ajudar a mente a relaxar para voltar a focar-se por mais outra hora de trabalho.

A técnica de Pomodoro pode ser uma ótima ferramenta de gestão de tempo e produtividade. Esta técnica consiste em focar-se na função por um período de tempo de pelo menos 25 minutos, seguido de um intervalo de 5, 10 ou 15 minutos. Quando o temporizador chega ao fim, é hora de voltar ao trabalho por mais um bloco de tempo.

4. Definir prioridades

São vários os estudos que indicam que começar o dia de trabalho com as tarefas mais complexas ou mais demoradas ajuda a melhorar a produtividade. E a explicação é muito simples: o cérebro aprecia quando uma experiência fica melhor com o passar do tempo, e não o contrário.

Além disso, o cansaço do final do dia leva à procrastinação. Pelo que deve deixar as tarefas mais simples e que não exigem tanto de si para o fim.

Dica extra: tire um tempo do seu dia para planear os seus próximos dias de trabalho. Assim, consegue identificar facilmente as tarefas mais desafiantes (e prazos de entrega) e distribuí-las uniformemente pela semana.

5. Estabelecer prazos e tempos de execução realistas

Definir prazos é uma das estratégias de gestão de tempo e produtividade mais importantes para qualquer profissional.

Analise qual o tempo médio (horas, dias, semanas…) que necessita para executar cada tarefa e cumpra esses prazos ao máximo. Pode combinar esta técnica com a Técnica de Pomodoro, de forma a conseguir gerir melhor o tempo de execução de cada tarefa.

É importante referir que qualquer prazo estabelecido para as suas tarefas deve ser realista e feito no seu tempo para não fazer as coisas de forma apressada e com pouca qualidade ou até para não levar à frustração, desmotivação e, consequentemente, baixa produtividade.

6. Defina um horário de trabalho

Trabalhar em casa, principalmente, pode levar a um acumular de horas de trabalho. E isto acaba por ser prejudicial não só em termos de saúde (muitas horas sentado e em frente ao computador, por exemplo), como mentais (pouco tempo para o cuidado pessoal, vida social, etc., podendo até contribuir para um Burnout). Por isso é que é tão importante estabelecer um horário e não o ultrapassar.

Para isso, depois de terminar o seu dia de trabalho, pode desligar as notificações do telemóvel, desligar o computador que usa para trabalhar, sair do escritório a horas, não saltar as horas de refeição para repor o trabalho em atraso, entre outras opções.

7. Planear as refeições antecipadamente

A base da gestão de tempo e produtividade diz respeito à otimização dos recursos disponíveis: neste caso, o tempo.

Depois de um dia de trabalho cansativo, chega a casa e pensa “o que vou cozinhar hoje?”. Entre pensar e preparar a refeição, já perdeu um bom tempo do seu dia. Este cenário é-lhe familiar?

Para contrariar isto e ajudar as pessoas a gerir melhor o seu tempo, surge o “meal prep”. Este conceito consiste em tirar umas horas do seu dia para planear e preparar as refeições para os próximos dias, sem ter de se preocupar mais com esta tarefa. Muitas pessoas optam por dedicar algumas horas do seu fim de semana para planear e deixar todas as refeições da próxima semana preparadas.

Se aliar esta técnica de organização à conveniência de algumas refeições já prontas a consumir, consegue poupar ainda mais tempo. Foi neste sentido que surgiu o Continente Fast.
Continente Fast: refeições prontas a comer

O Continente Fast é um conceito de vending machines, com produtos diversificados e com os mesmos preços que encontra nas lojas Continente ou em Continente Online.

Aqui pode encontrar refeições saudáveis e prontas a consumir, libertando-o de tarefas como cozinhar, especialmente nos dias mais corridos e em que o tempo parece esgotar-se.

O Continente Fast está disponível atualmente na Estação de Metro da Casa da Música, no Porto, e em residências universitárias, todos os dias e com horário alargado. Visite-nos!