Como Lavar Roupa de Malha

Novidades

Como lavar roupa de malha e mantê-la sempre bonita

Fique a par dos cuidados a ter ao lavar roupa de malha e saiba qual o programa indicado da máquina de lavar para o fazer.
Atualizado a 23/05/2023
Nada como uma malha aconchegante nos dias mais frios e mesmo para se proteger no final de um dia de primavera ou verão. Mas cuidar bem destas peças de roupa exige alguns cuidados especiais. É possível lavar na máquina ou é melhor lavar à mão? Centrifugação, sim ou não? Esclareça todas as dicas para lavar roupa de malha.

Lavar malhas à mão ou na máquina?


Esta é uma das principais dúvidas que surgem no momento de lavar roupa de malha. As peças devem ser lavadas à mão ou podem ir à máquina? A resposta é: depende. Existem peças que não devem, de facto, ir à máquina. Porém, há outras que podem ser lavadas das duas formas. O importante é ler sempre a etiqueta da roupa, pois é aí que estarão informações importantes, como o tipo de lavagem, a temperatura, e se pode ou não ser passada a ferro.
Contudo, há muitas outras questões frequentes a esclarecer. Venha saber tudo sobre como lavar malhas, sejam escuras ou claras.

Como lavar malhas na máquina


Para lavar malhas na máquina, o primeiro passo é também verificar a etiqueta para perceber se está a tomar a opção correta. Depois, siga estes passos.

Opte por água fria


As malhas são extremamente sensíveis e encolhem ou podem estragar caso sejam lavadas com água muito quente. O ideal é mesmo lavar com água fria ou no máximo a 30ºC.

Utilize um saco protetor


Para minimizar danos na roupa, utilize um saco protetor para colocar as peças de malha antes de as pôr na máquina. Este truque irá evitar que o atrito das lavagens quebre as fibras da roupa. Caso não tenha um saco utilize uma fronha de almofada e dê um nó na ponta para evitar que a roupa saia durante a lavagem.

Escolha o programa correto


Para lavar malhas na máquina, escolha o ciclo específico para roupas de lã. Caso a sua máquina não tenha um programa destes, escolha um de lavagem para roupas delicadas ou de lavagem à mão.

Detergente apropriado sempre


Alguns detergentes contêm enzimas que podem danificar as fibras dos tecidos. Por isso, é importante optar por um detergente de qualidade e apropriado ao tipo de tecido. Essencial também é seguir sempre a dosagem recomendada pelo fabricante.

Os detergentes da gama Power+ Continente foram concebidos para lavar eficazmente os vários tipos de tecido, incluindo roupa delicada. Nesta gama, encontrará o detergente líquido Power+ para roupas delicadas, ideal para cuidar de todos os tecidos, inclusive das suas malhas. É eficaz também a baixas temperaturas.

Evite a centrifugação


Se possível, salte a parte da centrifugação. Em vez disso, torça as malhas à mão de forma suave, ou então estenda a peça sobre uma toalha seca e enrole-a delicadamente para que esta absorva o excesso de humidade.

Como lavar malhas à mão


Já para lavar malas à mão siga estes passos:

1. Num balde, coloque água morna e o detergente adequado a roupas delicadas, tendo sempre em atenção a dosagem indicada;


2. Coloque as malhas no balde e trate de possíveis nódoas ou manchas, esfregando suavemente;


3. Deixe o detergente atuar;


4. Enxague as peças em água morna e torça as malhas à mão ou recorrendo a uma toalha.


Como secar malhas?


Lavando à mão ou na máquina, as malhas devem ser sempre estendidas na horizontal, sobre uma toalha seca para evitar danos na roupa. A máquina de secar também não é indicada nestes casos, mas, em último recurso, escolha um programa delicado e coloque as peças viradas do avesso.


Cuidar bem da roupa é uma forma simples de cuidar de proteger as suas peças favoritas, a sua carteira e também o planeta. Siga estas dicas para lavar roupa de malha de forma eficaz e sem esforço.