Como escolher a escola das crianças
Creches e Escolas

Como escolher a escola das crianças

Descubra algumas dicas sobre o processo de escolher escola, creche ou infantário para o seu filho.

Escolher a escola onde a criança irá passar os próximos anos pode ser desafiante para os pais.

Este processo pode (e deve) começar antes mesmo de ela nascer, de forma a garantir que a mesma irá frequentar o local de ensino que deseja.

Para o ajudar nesta nova fase da vida, preparamos um pequeno guia com algumas sugestões a ter em conta na hora de escolher a escola dos mais pequenos. Confira.

A escola é uma oportunidade para a criança crescer e desenvolver-se.



O que ter em conta na hora de escolher a escola

Antecipar alguns passos pode tornar o processo de escolha da escola das crianças muito mais simples. Deixamos algumas sugestões:


Uma opção à altura das suas possibilidades

Procure uma escolinha de que goste e que se enquadre nas suas possibilidades financeiras e até geográficas ou temporais.


Escute os conselhos de outros pais

Pode perguntar a outros pais da sua área de residência ou a colegas de trabalho em que locais consideraram colocar os filhos, as razões pelas quais escolheram determinada escola e, depois, ir visitar essas instalações.


Conheça o espaço e os profissionais

É importante conhecer o espaço, a oferta educativa e conversar com os responsáveis da instituição e professores, observando a rotina diária de cada um dos locais.

Certifique-se de que o infantário, creche ou escola tem condições de segurança para impedir o acesso de pessoas estranhas às suas instalações.

Esclareça logo de início todas as dúvidas que possa ter e faça todas as perguntas que possam ajudar a avaliar se a escola que escolheu corresponde às suas expectativas. Se puder, fale também com outras mães e pais para saber se têm alguma dica ou informação para partilhar.


Deixe a criança integrar-se

Antes de começar a deixar o seu bebé aos cuidados da escola durante o dia todo, experimente deixá-lo por breves períodos de tempo, entregue à pessoa que será depois responsável por ele, para que o bebé se comece a habituar a este novo ambiente.


Fomente uma relação positiva com os educadores

Crie uma ligação mais próxima com a pessoa que toma conta do seu bebé. Será mais fácil trocarem informações sobre o dia-a-dia e vai sentir-se mais à vontade para deixar o seu bebé entregue aos seus cuidados.

A escola é um novo mundo que se abre para a criança e para toda a família.



Desfrute do processo

Como referimos, escolher a escola da criança pode ser um processo desafiante e até stressante para qualquer pai. Afinal, é um novo mundo que se abre para a criança e para toda a família. No entanto, é também uma oportunidade para a própria criança crescer e desenvolver-se enquanto criança, pessoa, aluno, amigo.

Os critérios base prendem-se essencialmente com:
  • A segurança
  • O conforto e conveniência
  • A oferta educativa
  • O bem-estar e felicidade da criança
De resto, deve-se tentar aproveitar o processo e deixar as coisas tomarem o seu próprio rumo.